Da filantropia à habituação ao trabalho: a proposta pedagógica da Escola Caio Martins
Palabras clave:
Menor Abandonado, Educação e Trabalho, Trabalho Rural, Disciplina, Controle do TempoResumen
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a Granja-Escola Caio Martins, situada na zona rural do município de Esmeraldas - MG. Essa Instituição foi criada no interior da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em 1948, como uma das respostas do poder público à questão do menor abandonado. Focaliza, primeiramente, o quadro que possibilitou a emergência de uma instituição pedagogia no interior da PMMG. A seguir, apresenta uma análise das interrelações entre a organização e funcionamento da escola e os pontos centrais de sua proposta pedagógica. A luz de alguns estudos já realizados sobre temas afins, procurou-se resgatar não só o significado e a importância atribuídos pela Instituição à organização familiar, como o caráter de escola de tempo integral, a proposta de relacionar Educação e trabalho, e ainda, a vida no campo, exacerbadamente valorizada em momento caracterizado por incremento do processo de industrialização no Estado de Minas Gerais.
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