Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XX

Autores/as

  • Carlota Boto

Palabras clave:

Escola, História, Educação, Ciência, Portugal, Pedagogia

Resumen

O presente artigo procura enfocar alguns aspectos do debate pedagógico português, expresso em revistas destinadas a educadores na fronteira entre o século XIX e o século XX. Buscava-se, na altura, firmar a modernidade portuguesa, pela irradiação e pela transformação da vida escolar. Ser moderno em educação era conferir à escola critérios de cientificidade, passíveis de serem traduzidos com uma dupla face: por um lado, atentar para a formação de hábitos e de condutas socialmente desejáveis para compor a sociedade do futuro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Boto, C. (2023). Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XX. Educação Em Revista, 15(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42693