Três projetos em torno da escola, cultura e cultura escolar

Autores/as

  • Kazumi Munakata
  • Mirian Jorge Warde
  • Marta Maria Chagas de Carvalho

Palabras clave:

Escola Primária, Americanismo, Disciplina Escolar, Cultura

Resumen

Este artigo trata de três projetos de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. São projetos que se desdobram do eixo temático Escola e Cultura, privilegiado pelo Programa, e visam articular pesquisas docentes e discentes. O primeiro projeto apresentado tem como tema os modelos pedagógicos, práticas culturais e forma escolar: questões de história da escola primária no Brasil, e recobre o período de 1750 a 1940. O segundo projeto exposto trata de Americanismo e Educação: a fabricação do "homem novo", com marcos de periodização entre meados do século XIX a meados do século XX. O terceiro projeto, centrado nas disciplinas escolares, não delimita o período a ser examinado, pois pretende vasculhar os processos de disciplinarização ou departamentalização dos saberes elementares e acadêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Munakata, K., Warde, M. J., & Carvalho, M. M. C. de. (2023). Três projetos em torno da escola, cultura e cultura escolar. Educação Em Revista, 17(34). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44700

Número

Sección

Dossiê: história da educação