Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais.
Palavras-chave:
educação, desigualdades, currículoResumo
Este artigo busca analisar, a partir de resultados de uma pesquisa microssociológica, diferenças e desigualdades de diversas ordens que são espelhadas na prática social de prescrição e realização dos deveres de casa, tanto no âmbito das famílias quanto no das escolas. Em alguns casos trata-se de desigualdades mais explícitas, como as de condições de realização dos deveres e de acompanhamento pelas famílias. Em outros, trata-se de diferenças – por exemplo, entre as práticas socializadoras familiares, ou entre práticas curriculares das escolas – que se transformam em desigualdades à medida que configuram condições desiguais para estudantes colocados, no sistema escolar e na sociedade, em situação de competição. Em todos os casos, para além dos deveres em si, o que se coloca em questão são as condições de eqüidade/iniqüidade do sistema educacional.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.