História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária

Autores

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - NEPEI/UFMG

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo entrelaçar as narrativas de educadoras e fundadoras de uma instituição de educação infantil e suas práticas de educação e cuidado de crianças em uma periferia pobre de Belo Horizonte. Através de uma abordagem etnográfica, reconstruímos algumas lembranças da construção desta creche comunitária e alguns momentos da própria infância das educadoras, consideradas como elemento central para a análise de algumas práticas institucionais. A análise das narrativas das educadoras e das suas práticas cotidianas demonstra que a forma de rememorar implica e está implicada na maneira de reconstruir tais práticas, muitas vezes garantindo os direitos das crianças atendidas e, outras vezes, impedindo esses mesmos direitos.

Biografia do Autor

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - NEPEI/UFMG
    Graduação em Psicologia (UFMG) Mestrado em Psicologia Social (UFMG) Doutorado em Educação (UFMG) Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - NEPEI/UFMG

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

História coletiva e construções subjetivas: uma trama de narrativas em uma creche comunitária. (2023). Educação Em Revista , 29(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21059