Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo

Autores

  • Claudio de Paiva Franco Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

autonomia, ensino-aprendizagem de línguas, complexidade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo revisitar o conceito de autonomia no contexto de ensino-aprendizagem de línguas e discutir, à luz da teoria complexidade, a noção de autonomia como sistema adaptativo complexo. Para contextualizar as discussões aqui propostas, começo este artigo com uma descrição do cenário brasileiro em pesquisas sobre autonomia no ensino-aprendizagem de línguas e, depois, discuto a noção de autonomia subjacente a quatro importantes teorias de aquisição de segunda língua. Em seguida, apresento as diferentes definições existentes na literatura para o termo autonomia e, com base nos pressupostos teóricos da teoria da complexidade, focalizo a visão de autonomia como sistema adaptativo complexo. Por fim, teço algumas considerações importantes para repensarmos a questão da autonomia no ensino-aprendizagem de línguas.

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Biografia do Autor

  • Claudio de Paiva Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 25º de dezembro de 2025];29(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115