PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DE DEFERÊNCIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
livro didático, material didático, EJA, discurso, identidadeResumo
Vários materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem
orientações fundamentadas em comportamentos de deferência que indicam: modos de se portar em um
debate, lições sobre honestidade e modos de respeitar o outro. Nesta pesquisa, mostramos de que
modo alguns indícios, algumas dessas marcas diretivas de orientação propostas por esses materiais,
estabelecem processos de identificação a discursos que circulam em meio ao universo desta modalidade
de ensino. Para isto, foram analisados nove livros utilizados na EJA, conforme o paradigma indiciário,
o conceito de comportamento de deferência e alguns aportes da vertente franco-brasileira de Análise de
Discurso. Mostramos que estes processos de identificação se estabelecem a partir de recortes dos
sentidos do cotidiano em um lugar do imaginário que alimenta uma evidência de posição do sujeito-EJA.
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