FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Palavras-chave:
aprendizagem dialógica, formação de professores/as, distanciamento socialResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica ofertado remotamente, durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, com recorte específico sobre a formação de professores/as. A pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos/as cursistas, relatos e grupo focal comunicativo, realizados após o término do curso. O objetivo foi compreender qual o impacto do curso de formação em Aprendizagem Dialógica sobre o conhecimento teórico e prático de professores/as e sua relação com o enfrentamento do isolamento social. Pautados no referencial da Metodologia Comunicativa, as respostas obtidas foram sistematizadas em elementos transformadores e excludentes em relação às contribuições do curso para a formação de professores/as e para o enfrentamento da pandemia. Como resultados destacamos a dimensão instrumental, a necessidade da formação de professores/as aliada às evidências científicas, e a criação de sentido como elementos transformadores. Os dados também revelaram que a falta de diálogo e a estrutura verticalizada dos sistemas de ensino são elementos que distanciam as práticas pedagógicas dos/as professores/as de melhores resultados educacionais. Os elementos apontados como transformadores deram suporte para que os/as participantes buscassem respostas para os problemas enfrentados em seus cotidianos profissionais e pessoais. Esperamos que este artigo contribua com o campo da formação de professores/as, promovendo reflexão sobre a necessidade de alinhar essa formação com os estudos produzidos pela comunidade científica internacional.
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