FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Vivian Massullo Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-5559-8789
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Amanda de Carvalho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Raquel Moreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

aprendizagem dialógica, formação de professores/as, distanciamento social

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida a partir do curso de formação em Aprendizagem Dialógica ofertado remotamente, durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, com recorte específico sobre a formação de professores/as. A pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico preenchido pelos/as cursistas, relatos e grupo focal comunicativo, realizados após o término do curso. O objetivo foi compreender qual o impacto do curso de formação em Aprendizagem Dialógica sobre o conhecimento teórico e prático de professores/as e sua relação com o enfrentamento do isolamento social. Pautados no referencial da Metodologia Comunicativa, as respostas obtidas foram sistematizadas em elementos transformadores e excludentes em relação às contribuições do curso para a formação de professores/as e para o enfrentamento da pandemia. Como resultados destacamos a dimensão instrumental, a necessidade da formação de professores/as aliada às evidências científicas, e a criação de sentido como elementos transformadores. Os dados também revelaram que a falta de diálogo e a estrutura verticalizada dos sistemas de ensino são elementos que distanciam as práticas pedagógicas dos/as professores/as de melhores resultados educacionais. Os elementos apontados como transformadores deram suporte para que os/as participantes buscassem respostas para os problemas enfrentados em seus cotidianos profissionais e pessoais. Esperamos que este artigo contribua com o campo da formação de professores/as, promovendo reflexão sobre a necessidade de alinhar essa formação com os estudos produzidos pela comunidade científica internacional.

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Biografia do Autor

Vivian Massullo Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Especialização em Ética, Valores e Cidadania na escola pela Universidade de São Paulo – USP (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017) e atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Também possui experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental como professora da rede particular de Ribeirão Preto – SP e no Ensino Médio como coordenadora pedagógica. Atualmente é docente na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNAERP. É integrante do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE / UFSCar), atuante no eixo de Tertúlias Dialógicas com foco na formação de professores(as), e desenvolve pesquisa, ensino e extensão considerando diferentes práticas sociais e educativas.

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como uma das coordenadoras do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), bem como na Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Possui graduação em Administração de Empresas pela Associação de Escolas Reunidas Ltda (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: comunidade de aprendizagem, relação família-escola, criança; escola, aprendizagem dialógica, EJA e práticas de ensino e aprendizagem.

Amanda de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é estudante de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É estagiária na Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE que desenvolve pesquisa, ensino e extensão em diferentes práticas sociais e educativas.

Raquel Moreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é professora na rede pública municipal de ensino de São Carlos/SP, atuando como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É pedagoga (2007), mestra (2010) e doutora (2017) em Educação, formada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, desde 2006, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na área de Didática, dedicando-se às temáticas: Aprendizagem Dialógica, Comunidades de Aprendizagem, Atuações Educativas de Êxito, Tertúlias Dialógicas, Ensino e Aprendizagem, Educação Escolar e Diversidade, Formação de Professores e Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Junto ao NIASE atua nos projetos de Tertúlias Dialógicas e na formação em Comunidades de Aprendizagem.

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Silva, V. M., Marini Braga, F., de Carvalho, A., & Moreira, R. (2023). FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37653

Edição

Seção

Artigos