Aprender o método industrioso de ler com análise: o projeto de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei (Minas Gerais, 1824-1828)
Palavras-chave:
Letramento, Sociedades de Leitura, Bibliotecas, Civilização, ProgressoResumo
Neste artigo, analiso a tentativa de criação da Sociedade Phylopolytechnica de São João Del-Rei, uma instituição que se pretendia inaugurar em anexo à Biblioteca Pública da Vila. Os Estatutos da Sociedade mostram que variadas formas de acesso ao escrito foram arquitetadas pelas elites oitocentistas desejosas de instrução. Esses estabelecimentos, entendidos em seu contexto, são exemplares no que se refere à maneira como os homens do período procuravam, por meio da palavra escrita, atingir graus mais elevados de civilização e progresso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.