O PENSAMENTO DECOLONIAL NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA: EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS

Autores

  • Ademilson de Sousa Soares UFMG
  • Tânia Aretuza Ambrizi Gebara UFMG
  • Lucas Ramos Martins UEMG

Palavras-chave:

estudos da infância, pensamento decolonial, epistemologias

Resumo

O artigo discute como o pensamento decolonial aparece na base de dados dos estudos da infância no campo da educação composta por dissertações, teses, trabalhos completos apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) em Reuniões Nacionais da ANPEd e artigos científicos publicados em revistas qualis A1. O estudo é caracterizado como metapesquisa, ou seja, uma pesquisa sobre as pesquisas de um campo e/ou área, no caso desse artigo os estudos da infância no campo da educação, e tem como objetivo indicar abordagens, enfoques, perspectivas e modelos analíticos. O debate sobre a descolonização das pesquisas é seguido pela apresentação de 11 (onze) autores (0,48% da produção) que tematizam o pensamento decolonial no total de 2246 (dois mil, duzentos e quarenta e seis) trabalhos catalogados. Como resultado, fica indicada a pouca presença do pensamento decolonial nos estudos da infância no campo da educação e emergem três campos temáticos para novas pesquisas na interface com as epistemologias críticas e pós-críticas: 1) pensamento decolonial crítico, infâncias e desigualdades; 2) pensamento decolonial, multiculturalismo, infâncias e diversidades; e 3) pensamento pós-colonial, paradigmas pós-críticos e infâncias contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, UFMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil – NEPEI-FAE-UFMG. Email: <pacosoares65@gmail.com>

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara , UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Professora e atualmente diretora do Centro Pedagógico da UFMG e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil – NEPEI-FAE-UFMG. Email: <taretuza@outlook.com>

Lucas Ramos Martins, UEMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Fundação Helena Antipoff na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil – NEPEI-FAE-UFMG. Email: <lucasramosmartins@yahoo.com.br>

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Soares, A. de S., Gebara , T. A. A., & Martins, L. R. (2024). O PENSAMENTO DECOLONIAL NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA: EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46401

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)