EXCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS SOBRE A PROFICIÊNCIA NO ENEM: UM ESTUDO COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE BAIXA RENDA ENTRE 2015 E 2023
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59221Palavras-chave:
inclusão digital, computador, acesso à internet domiciliar, baixa renda, proficiência escolarResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do acesso domiciliar à internet e ao computador na proficiência de alunos de baixa renda do 3º ano do ensino médio, que participaram do ENEM entre 2015 e 2023. A amostra de 1,5 milhões de alunos, testou hipóteses utilizando modelos estatísticos, focando em isolar o efeito líquido do acesso à internet e ao computador na nota desses alunos. O período do estudo foi marcado por mudanças significativas, incluindo a pandemia de COVID-19, e as análises apresentaram evidências sobre como essas condições tecnológicas possuem importância para a proficiência dos alunos. Se o acesso à internet em casa, isoladamente, tem impacto pequeno, porém positivo, a combinação de acesso domiciliar à internet e ao computador resulta em um aumento significativo na proficiência dos alunos, sendo ainda maior durante e nos anos posteriores à pandemia. Variáveis como gênero, escolaridade da mãe e raça/cor também demonstraram impacto sobre a proficiência; mulheres tiveram menor desempenho, assim como estudantes cujas mães possuem menor escolaridade e, por outro lado, candidatos autoidentificados como brancos apresentaram maiores notas do que negros, o que reflete os efeitos das desigualdes sociais e dos processos de exclusão observados na educação escolar no país. Os resultados evidenciam que a exclusão digital tem impacto significativo sobre o desempenho dos estudantes no ENEM de forma que políticas para ampliar o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ambiente domiciliar podem ter impactos positivos sobre a educação no país.
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