EXCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS SOBRE A PROFICIÊNCIA NO ENEM: UM ESTUDO COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE BAIXA RENDA ENTRE 2015 E 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59221

Palavras-chave:

inclusão digital, computador, acesso à internet domiciliar, baixa renda, proficiência escolar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do acesso domiciliar à internet e ao computador na proficiência de alunos de baixa renda do 3º ano do ensino médio, que participaram do ENEM entre 2015 e 2023. A amostra de 1,5 milhões de alunos, testou hipóteses utilizando modelos estatísticos, focando em isolar o efeito líquido do acesso à internet e ao computador na nota desses alunos. O período do estudo foi marcado por mudanças significativas, incluindo a pandemia de COVID-19, e as análises apresentaram evidências sobre como essas condições tecnológicas possuem importância para a proficiência dos alunos. Se o acesso à internet em casa, isoladamente, tem impacto pequeno, porém positivo, a combinação de acesso domiciliar à internet e ao computador resulta em um aumento significativo na proficiência dos alunos, sendo ainda maior durante e nos anos posteriores à pandemia. Variáveis como gênero, escolaridade da mãe e raça/cor também demonstraram impacto sobre a proficiência; mulheres tiveram menor desempenho, assim como estudantes cujas mães possuem menor escolaridade e, por outro lado, candidatos autoidentificados como brancos apresentaram maiores notas do que negros, o que reflete os efeitos das desigualdes sociais e dos processos de exclusão observados na educação escolar no país. Os resultados evidenciam que a exclusão digital tem impacto significativo sobre o desempenho dos estudantes no ENEM de forma que políticas para ampliar o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC)  no ambiente domiciliar podem ter impactos positivos sobre a educação no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • JORDANA APARECIDA DE OLIVEIRA RUBIM

    JORDANA APARECIDA DE OLIVEIRA RUBIM1

    ORCID: https://orcid.org/0009-0008-7317-4112

    jormfrancis@gmail.com

     

    Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados. Possui conhecimentos em Cloud Computing (Certificada pela AWS Practitioner). É Gerente de Engenharia de Dados e Analytics, na área deTecnologia do banco Itaú.

  • Daielly Mantovani, Universidade de São Paulo

    DAIELLY MANTOVANI2

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6320-3268

    daielly@usp.br

     

    Graduada em Administração pela FEA-RP/ Universidade de São Paulo (2005), Mestre em Administração de Organizações (2008) pela mesma instituição e Doutora em Administração (2012) pela FEA- SP/USP, com estágio na Universidade de Illinois (USA). Pós-doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP, desde 2018, na área de Métodos Quantitativos e Informática, sendo responsável por disciplinas nas áreas de Estatística Aplicada, Análise da Decisão e Pesquisa Operacional, no curso de graduação e na pós-graduação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo.É líder do NECIS - Núcleo de Estudos em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (http://www.necis.fea.usp.br), coordenando projetos de pesquisa e extensão na temática Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com orientações de TCC, IC, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nesse tema. Atua na área de modelagem quantitativa, machine learning e open data, aplicados a Smart Cities.

  • Ocimar MUNHOZ ALAVARSE

    OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE3

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8102-1668

    ocimar@usp.br

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Orientador Educacional no Curso Supletivo Caaso, de 1985 a 1988, como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor, na Graduação e Pós-Graduação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave).

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
EXCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS SOBRE A PROFICIÊNCIA NO ENEM: UM ESTUDO COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE BAIXA RENDA ENTRE 2015 E 2023. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/59221