PEDAGOGIA E PRÁXIS EDUCATIVA: A IMPERATIVA NECESSIDADE DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59876Palavras-chave:
Pedagogia; Pedagogia ciência de educação; Práxis educativaResumo
Trata-se de resenha avaliativa que tem como texto base da interlocução o artigo “o trabalho do(a) pedagogo(a) escolar: um estudo pautado na pedagogia dialético-crítica”. O objetivo é objetivo é analisar a imperativa necessidade de pensar, organizar e materializar a práxis pedagógica partir da concepção de pedagogia como ciência da educação, atribuindo a práxis pedagógica o caráter com concreto pensado. A base teórico-metodológica é o método científico de Karl Mark e F. Engels, o concreto, uma vez que resulta da teoria do ser social. O concreto é concreto porque é a síntese de muitas determinações, isto é, unidade do diverso. Autores estudados no texto supracitado D. Saviani, Maria A. S. Franco, J. C Libâneo, P. Freire, Selma G. Pimenta, J. L. Severo, Umberto Pinto. A Pedagogia é ciência da educação e cabe-lhe compreender e apreender as contradições que marcam a prática educativa, permitindo ao educador se posicionar criticamente e dirigir o ato educativo, tendo em vista a construção da humanidade dos indivíduos, a valorização do saber sistematizado e a apropriação pelas camadas populares dos conhecimentos historicamente produzidos. E mais ricamente desenvolvidos.
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