PEDAGOGIA E PRÁXIS EDUCATIVA:  A IMPERATIVA NECESSIDADE DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59876

Palavras-chave:

Pedagogia; Pedagogia ciência de educação; Práxis educativa

Resumo

Trata-se de resenha avaliativa que tem como texto base da interlocução o artigo “o trabalho do(a) pedagogo(a) escolar: um estudo pautado na pedagogia dialético-crítica”. O objetivo é objetivo é analisar a imperativa necessidade de pensar, organizar e materializar a práxis pedagógica partir da concepção de pedagogia como ciência da educação, atribuindo a práxis pedagógica o caráter com concreto pensado. A base teórico-metodológica é o método científico de Karl Mark e F. Engels, o concreto, uma vez que resulta da teoria do ser social. O concreto é concreto porque é a síntese de muitas determinações, isto é, unidade do diverso. Autores estudados no texto supracitado D. Saviani, Maria A. S. Franco, J. C Libâneo, P. Freire, Selma G. Pimenta, J. L. Severo, Umberto Pinto. A Pedagogia é ciência da educação e cabe-lhe compreender e apreender as contradições que marcam a prática educativa, permitindo ao educador se posicionar criticamente e dirigir o ato educativo, tendo em vista a construção da humanidade dos indivíduos, a valorização do saber sistematizado e a apropriação pelas camadas populares dos conhecimentos historicamente produzidos. E mais ricamente desenvolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria, UFAC

    Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria. Pedagoga, doutora em educação/FEUSP. 2011. Docente da área de educação da Universidade Federal do Acre, Professora Associada -, atua na graduação e pós-graduação. Seus estudos privilegiam Didática, Pedagogia e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
PEDAGOGIA E PRÁXIS EDUCATIVA:  A IMPERATIVA NECESSIDADE DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 25º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/59876