O processo de significação e seus limites

leitura e ensino de poesia

Autores

  • Erick Gontijo Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.26.1.102-113

Palavras-chave:

leitura, ensino, poesia

Resumo

Este texto propõe uma reflexão sobre leitura e ensino de poesia, a partir de um olhar panorâmico sobre as preferências textuais dos leitores em formação escolar e universitária. Inicialmente, investiga-se, no contexto de ensino de leitura de poesia, sobretudo moderna e contemporânea, alguns impasses encontrados por leitores em formação em face desses textos, a fim de identificar alguns elementos em jogo na leitura de poesia. Para isso, analisam-se, a partir das teorias sobre poesia de Octávio Paz, de Jean Luc Nancy e de Jacques Derrida, os processos de significação do texto poético e os limites desses processos. Por fim, propõem-se hipóteses metodológicas para a formação de leitores críticos de poesia, visando à ultrapassagem de questões referentes a preferências literárias.

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Biografia do Autor

  • Erick Gontijo Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Professor, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) desde janeiro/2019. Pós-doutorado em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela FALE-UFMG (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - UFMG). Mestre em Teoria da Literatura (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - UFMG). Graduado em Letras pela UFMG. Tem experiência nas seguintes áreas: Literatura brasileira; Literatura portuguesa, com ênfase em Poesia portuguesa moderna e contemporânea; Teoria literária; ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas.

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Publicado

2020-11-19