v. 21 n. 3 (2015): Paisagem: substância lenhosa da língua

Imagem: Leonora Weissmann

Desde o Iluminismo, a paisagem é vista, comumente, como uma construção humana enquadrada no campo das representações. Nessa direção, é a partir da capacidade do homem de representar a paisagem por palavras, sons e imagens que ela passa a existir, ou seja, somente quando é delimitada no campo do humano pode-se falar dela. Nesse contexto, ela nos deu uma nova dimensão espacial, a perspectiva, oferecendo-nos o abismo e o horizonte, por exemplo. Mas e se caminharmos em outra direção? Se não concebermos a paisagem como uma construção do homem, mas como o que sempre esteve lá a nos espreitar como uma força, uma potência, apontando-nos justamente o que a representação não encerra? Se pensarmos, com Agamben, que o limite da língua não está, necessariamente, no silêncio, no indizível, mas na "substância lenhosa da língua", para onde nos dirigiríamos? E se tomássemos a perspectiva como uma orientação não somente espacial, mas também ontológica, na qual todo habitante do planeta teria um modo de vida a ser compartilhado, vislumbrando uma noção de identidade mais aberta, menos binária, em que se conceberia o outro não mais como um espelho, mas como um destino, como escreveu Viveiro de Castro sobre os Tupinambá? Para onde caminhariam a literatura e a crítica literária?

 

Publicado: 2016-07-18

Créditos

Apresentação

  • Apresentação

    Aline Sobreira de Oliveira, Felipe Oliveira de Paula, Gustavo Cerqueira Guimarães, João Alves Rocha Neto, Josué Borges de Araújo Godinho, Rafael Castro, Rafael Otávio Fares
    6-9
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.6-9

Dossiê

  • Um nó de sangue na garganta a experiência do poema em Herberto Helder

    Erick Gontijo Costa
    10-26
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.10-26
  • Paisagem sensível a percepção do espaço urbano na obra de Samuel Rawet

    Michel Mingote Ferreira de Azara
    27-40
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.27-40
  • O relevo de "Água viva" Clarice Lispector e a escrita da paisagem

    Tatiane Costa Souza
    41-57
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.41-57
  • Eu te dou a minha palavra (A MATÉRIA NÃO MENTE)

    Maraíza Labanca Correia
    58-72
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.58-72
  • Imagem-paisagem a descrição pictural em "Relato de um certo Oriente", de Milton Hatoum

    Daiane Carneiro Pimentel
    73-89
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.73-89
  • Ética da paisagem

    João Alves Rocha Neto
    90-103
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.90-103
  • Alvorada lá no morro, que beleza! Hermínio, a paisagem e as cores do samba

    Francisco Antonio Romanelli
    104-118
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.104-118
  • Experimentar con la literatura desde un pensamiento otro

    Cesar Augusto López
    119-129
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.119-129

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • A semiosfera do sexo em "Irréversible"

    Paulo Gerson Rodrigues Stefanello
    130-140
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.130-140

Tradução e Edição

  • POUND, EZRA. ‘THE SEAFARER’, EARLYPOEMS, DOVER PUBLICATIONS, NEW YORK,1996 (ISBN: 0-486-28745-9)

    Marcelo Fonseca Ribeiro de Oliveira, Ezra Pound
    141-145
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.141-145

Em Tese

Entrevistas

  • Partilha da aporia diálogos com Alberto Pucheu

    Cleber Araújo Cabral, Rafael Lovisi Prado
    179-187
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.179-187

Resenhas

  • A paisagem acre ácida azeda de Marcelo Dolabela

    Mário Alex Rosa
    188-190
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.188-190
  • No abismo das cidades (sobre "Hosana na sarjeta", de Marcelo Mirisola)

    Valdemar Valente Junior
    191-194
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.191-194

Poéticas

  • Pintura a fora (Imagem)

    Leonora Weissmann
    196-202
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.196-202
  • Paisagens urbanas quase sem paisagens (Imagem)

    Alberto Pucheu
    203-207
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.203-207
  • Foglia e Paesaggio del Cervello (Imagem)

    Giuseppe Penone, Marina Câmara
    208-218
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.208-218
  • Arranjo em busca de um paradigma para a relação entre o crítico literário e o poeta (2014) - 7:44 (Vídeo)

    Alberto Pucheu, Gabriela Capper
    219-220
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.219-220
  • Poemas de Alberto Pucheu (Texto)

    Alberto Pucheu
    221-223
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.221-223