Por que o Brasil precisa dos Estudos Clássicos
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.25.1.203-209Palavras-chave:
Brasil, Estudos Clássicos, Independência IntelectualResumo
Neste breve ensaio, discuto algumas ideias que podem servir de argumento para demonstrar como os Estudos Clássicos são importantes, especialmente para o nosso país. Em suma, defendo aqui que o incremento dos nossos conhecimentos nessa área é condição sine qua non para que alcancemos a nossa independência intelectual.
Downloads
Referências
CERRI, Giovanni. Il ruolo dell’Istruzione Classica nel mondo contemporaneo. Annali dell’Istituto Orientale di Napoli (A.I.O.N.), nº 23, 2001, p. 391-403.
CORREA, Paula da Cunha. O latim e o grego em uma escola municipal de Ensino Fundamental. Estudos Avançados, nº 32 (93), 2018, p. 121-125.
CHEVITARESE, André L.; CORNELLI, Gabriele e SILVA, Maria Aparecida de Oliveira (eds.) A Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Archai-UnB/Fortium, 2008.
HIGHET, Gilbert. The Classical Tradition. Greek and Roman influences on Western Literature. Oxford: Oxford University Press, 2015.
MALTA, André. Posfácio: Os Clássicos pelas beiras. In: MALTA, André. A Musa difusa: Visões da oralidade nos poemas homéricos. São Paulo: Annablume, 2015, p. 229-244.
SILVA, Rafael G. T. A dubiedade da persona de Safo. Anais da 14a Semana de Letras da UFOP. 1o Simpósio Nacional de Pós-Gradução em Estudos da Linguagem. Mariana, MG: ICHS, 2016, p. 428-439.
TUFFANI, Eduardo. Elementos para um catálogo brasileiro de literatura grega (1837-2016): Homero e Platão (I). Calíope, nº 32, 2016, p. 24-51.
VIEIRA, Bruno V. G. e THAMOS, Márcio (Orgs.). Permanência Clássica. Visões contemporâneas da Antiguidade greco-romana. São Paulo: Escrituras, 2011.



