A escrita de si na leitura do outro

A autoficção e a memória no conto "Ana C.", de Adriana Lunardi

Autores

  • Vera Lopes Silva Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.300-313

Palavras-chave:

Autoficção, Memória, Leitor, Conto

Resumo

Este resumo anuncia a análise das relações entre biografia, autobiografia, autoficção e memória, no conto “Ana C.”, de Adriana Lunardi, um dos nove de sua obra Vésperas. Nele, entrevozes da literatura universal (quer personagens – Alice, Ulisses e Sísifo–, quer autores – Rimbaud e Machado), são protagonistas Ana Cristina César e Caio de Abreu Fernandes. Suas vidas e obras se entrecruzam, enredadas por outra voz, autoral, que também se manifesta no papel de leitora primorosa, fazendo do conto um arquivo imaterial da memória. Ricardo Piglia, em O último leitor, questiona ‘O que é um leitor?`, afirmando ser essa a pergunta da literatura. O conto lhe responde, internamente. A narrativa se dá em primeira pessoa, a do escritor Caio Fernando Abreu, que, estando à morte, tem a poetisa Ana C. César como guia ao outro mundo. Apesar de avoz narrativa ouvida ser a de Caio, emerge outra, que resgata biografia e estilo do autor, assim  como os de sua amiga Ana. Essa outra voz é aquela que, nos bastidores da construção textual, se mostra leitora desses (e de outros) autores e exibe seu modo de leitura pelo de sua escrita, fazendo desse artifício o anteparo do enredo que conta sobre esses seres, construindo, conforme o teórico argentino, “a ficção como uma teoria da ficção”. A obra é, então, um espaço autoficcional, em que, embora se desenrole uma trama de outrem, o conhecimento dessa trama se dá por um escritor que se mostra um escritor-leitor e, por isso, “inquietante, singular e sempre diverso”, ali havendo, então, uma segunda e anterior instância da narrativa. Dentro do tenso limite do conto, a autoficção irrompe, compondo um modelo literário contemporâneo, no qual a ficção contamina a biografia e, assim, entrelaçando discursos literários e, assim, constituindo uma memória do literário.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Lopes Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

    Doutora em Literatura Comparada pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ABREU, Caio Fernando. Cartas. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

ABREU, Caio Fernando. Primeira carta para além os muros; Segunda carta para além os muros; Última carta para além dos muros. In: Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Agir, 2006. p. 106-114; 199-201.

AZEVEDO, Luciene Almeida de. Autoficção e literatura contemporânea. Revista brasileira de Literatura Comparada, Niterói, v. 10, n. 12, 2008, p. 31-50. Disponível em: <http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/179/182>. Acesso em: 15 fev. 2018.

CÉSAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Brasiliense, 1993. [1ª ed. 1982].

DIP, Paula. Para sempre teu, Caio F. Carta, conversas, memórias de Caio Fernando Abreu. Rio de Janeiro: Record, 2011.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FAEDRICH, Anna. O conceito de autoficção: demarcações a partir da literatura brasileira. Itinerários, Araraquara, n. 40, jan./jun. 2015, p. 45-60. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/download/8165/5547>. Acesso em: 12 out. 2018.

LUNARDI, Adriana. Vésperas. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: UFMG, 1992.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. A criação do texto literário. In: Flores da Escrivaninha. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

VIEGAS, Ana Cláudia. Adriana Lunardi: assinatura, filiação e inscrição na cena literária. (texto inédito)

VIEGAS, Ana Cláudia. Com a palavra, o autor – exercícios de crítica biográfica na contemporaneidade. Cadernos de estudos Culturais, Campo Grande, v. 2, 2010, p. 09-24. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/cadec/article/view/4484>. Acesso em: 12 out. 2018.

WOOLF, Virgínia. O leitor comum. Rio de Janeiro: Graphia, 2007.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias