v. 24 n. 1 (2018): Teatro & Ética

Imagem: Lucas Simões

O volume 24, número 1, da revista Em Tese, traz como tema Teatro & Ética. Essa é a primeira vez que este periódico põe em foco as artes cênicas. Não foi uma tarefa simples, pois compreendemos que o Teatro, graças à multiplicidade de formas que pode assumir, é capaz de reunir em si diversas outras expressões artísticas (literatura, música, dança, pintura, escultura, cinema, arquitetura...). Por ser uma arte de fronteiras que precisam constantemente ser transpostas, os palcos nos exigiram escuta atenta às distintas estéticas que deles eclodem. Nesse momento, o teatro brasileiro vive uma ebulição de literaturas dramáticas e espetaculares que se centram em questões ligadas à visibilidade e representatividade de parcelas da população que foram violentamente minorizadas ao longo da história. É o caso das pessoas LGBTIQ+, negras(os), faveladas(os), mulheres e indígenas. Negando-se a serem enxergadas apenas como “o outro”, essas artistas cada vez mais tomam posse de suas partes no discurso do sensível, no “nós” de quem enuncia a arte. Sabemos que a linguagem teatral não atua em um solo neutro e, assim sendo, todas essas imagens estéticas incorporam éticas (enquanto valores, formas de pensamento, experiências vividas) que atuam de forma a redefinir não apenas o campo artístico ao seu redor, como também as esferas sociais e culturais. Pensando na arte teatral como propositora e mediadora dos conflitos que surgem dessas visões de mundo, a Em Tese convidou autoras(es) a enviarem artigos sobre as múltiplas interfaces existentes entre Teatro & Ética, pensando desde as produções de representações éticas nas estéticas descoloniais contemporâneas ou mesmo abordando revisionismos
históricos e estados de exceção.

Publicado: 2019-03-01

Créditos

Em Tese

  • Uma flor de plástico entre as ruínas do cotidiano a poesia desencantada de Golgona Anghel

    Leonardo von Pfeil Rommel
    360-373
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.360-373

Apresentação

  • Apresentação

    Amanda Pavani, Carolina Anglada, Douglas Silva, Felipe Cordeiro, Melissa de Sá
    7-14
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.7-14

Dossiê

  • A loucura redentora em Henrique IV uma perspectiva moderna

    Andrea Quilian de Vargas, Rosani Ketzer Umbach
    15-26
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.15-26
  • Coletivo Pixote intervém O Teatro do Oprimido e a Socioeducação

    Carla Dameane Pereira de Souza
    27-47
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.27-47
  • Os traços estéticos no teatro áureo barroco e sua vocação ético-doutrinária em Lope de Vega e Calderón

    Carlos Giovani Dutra Del Castillo
    48-64
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.48-64
  • Memógrafo - (Sessões de lembrança e esquecimento) Expansões reflexivas sob emergências

    Fabrício Trindade
    65-74
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.65-74
  • Entre o viver e o representar O lugar ético e estético da direção teatral na cena brasileira contemporânea

    Felipe Vieira Valentim
    75-95
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.75-95
  • Um olhar sobre o presente arte política e anacronismo em Villa e Discurso, de Guillermo Calderón

    Flávia Almeida Vieira Resende, Gregório Foganholi Dantas
    96-107
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.96-107
  • O movimento anacrônico da personagem Claudia na cena teatral de O Deszerto

    Jéssica Ribas
    108-122
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.108-122
  • Escuela e O pão e a Pedra memória e ditadura na dramaturgia latino-americana contemporânea

    Luísa Lagoeiro Ferreira
    123-132
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.123-132
  • O século V a.C. e o ano de 2017 a tragédia feminina no Brasil

    Marco Aurélio Rodrigues
    133-151
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.133-151
  • Incêndios uma tragédia contemporânea

    Richard Bertolin de Oliveira, Alberto Ferreira da Rocha Junior
    152-162
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.152-162
  • A história do Brasil como um pot-pourri anárquico análise do espetáculo À tardinha no Ocidente

    Thiago Landi
    163-173
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.163-173
  • História e teatro em Trindade-GO Do Barro Preto à Rua da Alegria

    Walquiria Pereira Batista
    174-189
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.174-189

Ensino de Literatura

  • Uma reflexão sobre a literatura infantil e o discurso da diversidade cultural

    Sonia de Oliveira Barbosa, Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Viviane Bernadeth Grandra Brandão
    190-208
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.190-208
  • O direito à literatura na escola provocações e outros quefazeres

    André Magri Ribeiro de Melo
    209-235
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.209-235

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • Dinâmica literária na capital mineira do século XX as gerações de Edifício e Tendência

    Kaio Carmona
    236-246
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.236-246
  • Memória e reconhecimento em “Nenhum, nenhuma”, de João Guimarães Rosa

    Ana Carolina Torquato Pinto da Silva
    247-261
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.247-261
  • Jorge Amado romancista de 30 - Entre campo e cidade, elucidando o Brasil Moderno

    João Paulo Ferreira
    262-283
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.262-283
  • Drowning the body in pain torture in The Railway Man and Zero Dark Thirty

    Ketlyn Mara Rosa, Janaina Mirian Rosa
    284-299
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.284-299
  • A escrita de si na leitura do outro A autoficção e a memória no conto "Ana C.", de Adriana Lunardi

    Vera Lopes Silva
    300-313
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.300-313
  • As configurações do outro em O moleque Ricardo, de José Lins do Rego

    Giseli Ferreira Barros
    314-336
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.314-336
  • Literatura e psicanálise interfaces em diálogo em Homens imprudentemente poéticos, de Valter Hugo Mãe

    Humberto Moacir de Oliveira, Vera Bastazin
    337-351
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.337-351

Resenhas

  • Ler o fúcsia, entrar em um ménage O Livro Fúcsia – da linguagem tripartida, de Diogo da Costa Ruffato

    Bruna Kalil Othero
    386-394
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.386-394
  • O apagamento das mulheres editoras Por el gusto de leer, de Juan Cruz Ruiz

    Ana Elisa Ribeiro
    395-398
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.395-398
  • O Sonho do Vazio Ideológico A tirania do amor, de Cirstóvão Tezza

    Gustavo Ramos de Souza
    399-403
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.399-403

Tradução e Edição

Entrevistas

  • Tragédia, teatralidade e ditadura no romance El desierto de Carlos Franz

    Felipe Cordeiro, Carlos Franz
    374-380
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.374-380
  • Teatro, ética e resistência

    Felipe Cordeiro, Sara Rojo
    381-385
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.381-385

Poéticas

  • Nada em vão

    Lucas Simões
    405-459
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.405-459
  • Para Rocío Jurado

    Fabrício Trindade, José Alberto In Concert
    460-476
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.460-476
  • Rua das Camélias

    Cia Vórtica
    477-493
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.477-493
  • Bildung [2014-2018]

    Leila Dazinger
    494-505
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.494-505
  • Mergulho do corpo

    Taciana Nogueira
    506-532
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.506-532
  • Só à distância mostra-se os dentes

    Hortência Abreu, Ricardo Burgarelli
    533-558
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.533-558
  • Alguém acendeu uma lâmpada num livro

    Ana Martins Marques
    559-561
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.559-561
  • Miraginário

    Gael Rodrigues
    562-575
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.562-575