v. 24 n. 1 (2018): Teatro & Ética
O volume 24, número 1, da revista Em Tese, traz como tema Teatro & Ética. Essa é a primeira vez que este periódico põe em foco as artes cênicas. Não foi uma tarefa simples, pois compreendemos que o Teatro, graças à multiplicidade de formas que pode assumir, é capaz de reunir em si diversas outras expressões artísticas (literatura, música, dança, pintura, escultura, cinema, arquitetura...). Por ser uma arte de fronteiras que precisam constantemente ser transpostas, os palcos nos exigiram escuta atenta às distintas estéticas que deles eclodem. Nesse momento, o teatro brasileiro vive uma ebulição de literaturas dramáticas e espetaculares que se centram em questões ligadas à visibilidade e representatividade de parcelas da população que foram violentamente minorizadas ao longo da história. É o caso das pessoas LGBTIQ+, negras(os), faveladas(os), mulheres e indígenas. Negando-se a serem enxergadas apenas como “o outro”, essas artistas cada vez mais tomam posse de suas partes no discurso do sensível, no “nós” de quem enuncia a arte. Sabemos que a linguagem teatral não atua em um solo neutro e, assim sendo, todas essas imagens estéticas incorporam éticas (enquanto valores, formas de pensamento, experiências vividas) que atuam de forma a redefinir não apenas o campo artístico ao seu redor, como também as esferas sociais e culturais. Pensando na arte teatral como propositora e mediadora dos conflitos que surgem dessas visões de mundo, a Em Tese convidou autoras(es) a enviarem artigos sobre as múltiplas interfaces existentes entre Teatro & Ética, pensando desde as produções de representações éticas nas estéticas descoloniais contemporâneas ou mesmo abordando revisionismos
históricos e estados de exceção.



