História e teatro em Trindade-GO

Do Barro Preto à Rua da Alegria

Autores

  • Walquiria Pereira Batista Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.174-189

Palavras-chave:

História, teatro, Trindade-GO

Resumo

Com o presente artigo, pretendemos estudar como o Grupo Desencanto de Teatro recria a história de Trindade-GO nas peças Povo da Villa de Barro Preto de Goyaz e Rua da Alegria. Para tanto, faremos uma introdução indicando de que perspectiva relacionaremos arte e vida, trazendo à baila a noção de representação como ponto comum do teatro e da história cultural, inserindo, nesse mesmo raciocínio, o campo da cidade e a questão do imaginário urbano. Após uma breve apresentação do Grupo Desencanto de Teatro, realizaremos uma análise dramatúrgica dos espetáculos em estudo com o objetivo de verificar como reconstituem a história da cidade de Trindade ao mesmo tempo em que repensam esse processo histórico. Conforme veremos, ambas as obras discutem condutas e valores, ora questionando sujeitos legitimados pela história ortodoxa, como líderes políticos e religiosos, ora focando um grupo de mulheres que foram excluídas e apagadas pelo discurso oficial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walquiria Pereira Batista, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Bacharel e Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professora da UFG. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em História e Teoria do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro e comunidade, teatro goiano.

Referências

ARANTES, Lúcio; Fleury, Bento. Beco dos aflitos. Brasília: Thessaurus, 2001.

ARISTÓTELES. Poética. In: Ética a Nicômaco; Poética. Tradução de Eudoro de Souza. (Col. Os pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 197-229.

ARRAIS, Tadeu. Seis modos de ver a cidade. Goiânia: Cânone Editorial, 2017.

CAMPOS, Emerson; falcão, Luiz Felipe. Percorrendo cidades na contemporaneidade. In: Ramos, Alcides F. et al. (Org.). Temas de história cultural. São Paulo: Hucitec, 2012. p. 83-92.

D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Diversidade e identidade religiosa: uma leitura espacial dos padroeiros e seus festejos em Muquém, Abadiânia e Trindade-GO. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

FLEURY, Bento. “Balaio de puta”: território da prostituição, miséria e exclusão no espaço trindadense. Trindade-GO: Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes, 11 nov. 2017. Disponível em: <http://www.atleca.com.br/publicacao.php?id=1512>. Acesso em: 15 dez. 2017.

FRANÇA, Rames Divino. As trajetórias socioespaciais dos carreiros de fé da romaria do Divino Pai Eterno em Trindade- Goiás. 2008. 114 f.: il. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, Goiânia, 2008.

JACINTO, Amarildo et al. Grupo Desencanto de Teatro: especial 25 anos. Sociedade Cultural Desencanto: Trindade-GO, 2012.

JACÓB, Amir S. A santíssima Trindade de Barro Preto: história da romaria de Trindade. 3. ed. Trindade-GO: Ed. PUC Goiás, 2010.

PESAVENTO, Sandra J. História & história cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

PESAVENTO, Sandra J. Muito além do espaço: por uma história cultural do urbano. In: Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 16, p. 279-290, out. 1995.

VIEIRA, Maria do Pilar de A.; Peixoto, Maria do Rosário da C.; Khoury, Yara Maria A. A pesquisa em história. 4. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

VIEIRA, Sérgio. Grupo Desencanto de Teatro apresenta Rua da Alegria. Trindade: Blog do Sérgio Vieira, 07 abr. 2017. Disponível em: <http://www.blogdosergiovieira.com.br/2017/04/grupodesencanto-de-teatro-apresenta.html>. Acesso em: 14 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Dossiê