Uma hipótese sobre a dimensão antropológica do livro em "el libro" de Jorge Luis Borges
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.45-61Palavras-chave:
livro, Jorge Luis Borges, Antropologia LiteráriaResumo
RESUMO: Jorge Luis Borges realizou em Belgrano uma palestra sobre um pequeno esboço de uma história do livro. Em sua palestra Borges isolou três conceitos ou paradigmas de livro, o livro dos antigos, o livro sagrado e o livro nação. A partir da fundamentação teórica da Antropologia Literária de Wolfgang Iser, formulamos uma hipótese sobre a dimensão antropológica do livro. Primeiramente, aproximamos a noção de livro em Borges com a noção de artefato da Antropologia, para então abordar os paradigmas de livro de Borges como uma descrição de certos conjuntos de relações recursivas entre o artefato livro e seus leitores.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Imagined communities. New York; London: Verso, 2006.
BORGES, Jorge Luis. Borges oral. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
BORGES, Jorge Luis. El libro de arena. Madrid: Alianza Editorial, 2003.
BRANDÃO, Luis Alberto. Grafias da identidade: literatura contemporânea e imaginário nacional. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Lamparina; Fale (UFMG), 2005.
KERMODE, Frank. The sense of an ending. New York: Oxford University Press, 2000.
ISER, Wolfgang. Atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional? In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983. p. 383-458.
ISER, Wolfgang. O que é antropologia literária? In: ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Trad. Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p. 150-182.
ISER, Wolfgang. Teoria da recepção. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Trad. Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p. 22-46.
LEROI-GOURHAN, André. Gesture and speech. Transl. Anna Bostock Berger. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1993.
PLATÃO. Fedro. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2004.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
SCHLEIERMARCHER, Friedrich Daniel. Hermeneutics: The Handwritten Manuscripts. Transl. James Duke and Jack Forstman. Missoula: Heinz Kimmerle, 1977.
SPENGLER, Oswald. The decline of the west. Transl. Charles Francis Atkinsons. New York: Oxford University Press, 1995.



