A forma da letra para o estudo das letras

a condição paratextual da tipografia

Autores

  • Iara Pierro de Camargo Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.11-33

Palavras-chave:

tipografia, design do livro, paratexto

Resumo

O livro impresso de literatura tem hoje, na maioria das vezes, um design simples e funcional, isto é, feito para a leitura. O design do livro pode, assim, passar despercebido pelos leitores e ser negligenciado pelos editores por sua suposta simplicidade: páginas compostas apenas com tipos. A tipografia, apesar de parecer pouco expressiva, por suas sutilezas de desenho e de sua composição, pode estabelecer relações com o texto literário e indicar o contexto histórico e cultural daquela publicação, como indicam pesquisadores da área da bibliografia e sociologia dos textos. A tipografia é portanto um poderoso paratexto da obra. Além de paratexto, seu uso pode influenciar na recepção e na experiência da leitura. Neste artigo, procuramos abordar as questões levantadas acima e evidenciar aspectos físicos do desenho das letras para incentivar que estudiosos da área da literatura se preocupem  cada vez mais com esses elementos formais indispensáveis para a criação de um livro e a realização da escrita e da leitura.

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Biografia do Autor

  • Iara Pierro de Camargo, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (área Design).

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Publicado

2017-10-27