A forma da letra para o estudo das letras
a condição paratextual da tipografia
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.11-33Palavras-chave:
tipografia, design do livro, paratextoResumo
O livro impresso de literatura tem hoje, na maioria das vezes, um design simples e funcional, isto é, feito para a leitura. O design do livro pode, assim, passar despercebido pelos leitores e ser negligenciado pelos editores por sua suposta simplicidade: páginas compostas apenas com tipos. A tipografia, apesar de parecer pouco expressiva, por suas sutilezas de desenho e de sua composição, pode estabelecer relações com o texto literário e indicar o contexto histórico e cultural daquela publicação, como indicam pesquisadores da área da bibliografia e sociologia dos textos. A tipografia é portanto um poderoso paratexto da obra. Além de paratexto, seu uso pode influenciar na recepção e na experiência da leitura. Neste artigo, procuramos abordar as questões levantadas acima e evidenciar aspectos físicos do desenho das letras para incentivar que estudiosos da área da literatura se preocupem cada vez mais com esses elementos formais indispensáveis para a criação de um livro e a realização da escrita e da leitura.
Downloads
Referências
BARTRAM, Alan. Bauhaus, modernism and the illustrated book. New Haven: Yale University Press, 2004.
BARTRAM, Alan. Five hundred years of book design. New Haven: Yale University Press, 2001.
BARTRAM, Alan. Making books: design in British publishing since 1945. New Castle: Oak Knoll Press, 1999.
BENTON, Megan L. Beauty and the book: fine editions and cultural distinction in America. New Haven; London: Yale University Press, 2000.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
BRINGHURST, Robert. A forma sólida da linguagem. Tradução de Juliana A. Saad. São Paulo: Rosari, 2006.
CAMARGO, Iara Pierro de. O livro de literatura: entre o design visível e o invisível. 2016. 348 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
CAMARGO, Iara Pierro de; “O Paradigma do design do livro “invisível”, p. 720-732 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
CAUDURO, Flávio Vinicíus. Desconstrução e tipografia digital. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, p. 76-101, 1998.
CHAPPELL, Warren; BRINGHURST, Robert. A short history of the printed word. Vancouver: Hartley & Marks, 1999.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
HALUCH, Aline. Guia prático de design editorial: criando livros completos. Teresópolis: 2AB, 2013.
HENDEL, Richard. O design do livro. Tradução Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
HOCHULI, Jost. O detalhe na tipografia. Tradução de Karina Jannini. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
HOCHULI, Jost; KINROSS, Robin. Designing books: practice and theory. London: Hyphen Press, 2007.
KUNZ, Willi. Typography: macro + micro aesthetics. Zurich: Verlag Niggli, 2002 .
LEE, Marshal. Bookmaking: editing, design, production. 3rd ed. New York: W.W. Norton & Company, 2004.
LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora Senac, 2011.
LOMMEN, Mathieu et al. The book of books: 500 years of graphic innovation. London: Thames & Hudson, 2012.
MAK, Bonnie. How the page matters. Toronto: University of Toronto Press, 2011.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maria Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
McGANN, Jerome J. The textual condition. New Jersey: Princeton University Press, 1991.
McGANN, Jerome J. Black Riders: the visible vanguage of modernism. New Jersey: Princeton University Press, 1993.
MCKENZIE. D. F. Bibliografía y sociología de los textos. Prólogo de Roger Chartier. Traducción de Fernando Bouza. Madrid: Ediciones Akal, 2005.
MELOT, Michel. Livro,. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MIDDENDORP, Jan. Shaping text. Amsterdam: Bis, 2012.
PORTA, Frederico. Dicionário de artes gráficas. Porto Alegre: Editora Globo, 1958.
RIVERS, Charlotte. Book-Art: innovation in book design. Switzerland: Rotovision, 2009.
SHAUGHNESSY, Adrian. Books. Still not dead. Design Observer, Jan. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/fKuu1d>. Acesso em: 12 dez. 2016.
SPIEKERMANN, Erik. A linguagem invisível da tipografia. Tradução de Luciano Cardinali. São Paulo: Blucher, 2011.
UNGER, Gerard. While you’re reading. New York: Mark Batty, 2007.



