Olhando a montanha

parâmetros e processos da ecologia educacional indígena

Autores

  • Charles Bicalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.2.148-156

Palavras-chave:

ecologia, educação, indígena, ameríndio

Resumo

Tradução do prefácio do livro Look to the mountain – an ecology of indigenous education, de autoria do educador indígena Gregory Cajete, do pueblo de Santa Clara, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Em seu prefácio, Cajete traça os parâmetros e processos que subjazem à sua proposta, que destaca a importância de uma abordagem inclusiva da natureza num processo que tem como base uma “ecologia da educação indígena”, e sugere a investigação de uma alternativa educacional contemporânea para os povos indígenas fundamentada culturalmente na concepção dos povos tradicionais. Segundo o autor, seu livro se configura enquanto uma tradução de princípios de uma educação voltada a um quadro contemporâneo do pensamento. Seu projeto de educação como comunicação intercultural se apresenta como uma metáfora alternativa diferente da que se pratica hegemonicamente na América. Tradicionalmente, os índios veem a vida através de uma metáfora cultural diferente. É esta metáfora cultural diferente que emoldura a exploração da filosofia educacional indígena apresentada no livro.

Biografia do Autor

  • Charles Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Formado em Letras - português e alemão - pela Faculdade de Letras da UFMG. Master of Arts em Literatura Brasileira pela Universidade do Novo México, EUA. Doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da UFMG. Especialização em pós-produção para cinema, TV e novas mídias pela UNA-BH. Pós-Doutor pela CAPES/Ministério da Educação.

Referências

CAJETE, Gregory. Look to the mountain: an ecology of indigenous education. Rio Rancho, New Mexico, USA: Kivaki Press, 1994. ISBN: 1-882308-65-4

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Publicado

2017-04-07

Edição

Seção

Tradução e Edição