v. 23 n. 1 (2017): Literatura e Democracia

Imagem: Vão

Primeiramente, vocês sabem. Escrever pode ser um gesto político. Mas nem sempre pode ser. Alguns escrevem e são torturados. Outros escrevem dentro das prisões. Vozes escrevem para silenciar vozes. Sem falar nas literaturas orais que grafitam fora isto, abaixo aquilo. Ou mesmo nas estratégias textuais utilizadas, ao longo do tempo, para censurar ou driblar a censura. Pense nessas crises: daí temos esta edição da Em TeseWe have a dream: um Dossiê que investigue a relação entre Literatura – em suas diversas manifestações, orais e escritas, líricas e épicas e dramáticas e ensaísticas – e Democracia – seja quando ela existiu e/ou quando ela não pode existir, seja enquanto conceito e/ou enquanto forma social. Muitos escritores, ao longo de períodos ditatoriais ou de liberdade de expressão, produziram seus textos discutindo, formalmente e/ou como tema, essa maneira de governo em que o povo exerce a soberania. Por isso a pauta do v. 23, n. 1 da Em Tese é democrática: não importa se seu objeto de estudo literário é pró ou contra o regime popular. O foco está no tensionamento entre Literatura e Democracia. Ame-os ou deixe-os.

Publicado: 2018-03-16

Créditos

Apresentação

  • Apresentação

    Aline Sobreira de Oliveira, Amanda Pavani, Carolina Anglada, Douglas Silva, Melissa de Sá, Rafael Fava Belúzio
    /-10
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1./-10

Dossiê

  • Desassossegos da democracia notas a partir de Fernando Pessoa e Giorgio Agamben

    Sandro Ornellas
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.11-29
  • Golpe do verso

    João Alves Rocha Neto
    30-37
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.30-37
  • Questões de cordialidade, patriarcalismo e misoginia em “A Benfazeja”, uma narrativa de João Guimarães Rosa

    Luciene Pereira
    38-53
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.38-53
  • Uma estética democrática em José Saramago

    Deivis Jhones Garlet, Rosani Ketzer Umbach
    54-66
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.54-66
  • Entre literatura e democracia, uma demanda Por uma literatura democrática

    Rafael Guimarães Tavares Silva, Taís Freire de Andrade Clark
    67-84
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.67-84
  • Polyphony and representativeness in The Sound and the Fury

    Norma Diana Hamilton
    85-96
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.85-96
  • “Se é sempre Outono o rir das Primaveras” gênero, poder e biografia em uma análise foucaultiana

    Marília Garcia Boldorini, Roberta Barros Meira, Taiza Mara Rauen Moraes
    97-118
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.97-118
  • O mau selvagem a apropriação do mito freudiano de Totem e tabu por Oswald de Andrade no “Manifesto Antropófago”

    Pedro Teixeira Castilho, Leo Bryan Lisboa
    119-132
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.119-132
  • Memórias da resistência de Maria Pilla a Menalton Braff

    Arthur Aroha Kaminski da Silva
    133-146
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.133-146
  • Narrativas em intercâmbio trocas literárias e simbólicas entre escritores brasileiros, portugueses e angolanos em resistência ao pensamento autoritário no século XX

    Daniel Laks
    147-159
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.147-159
  • O supremo desastre da solidão e do desespero: Memória, História e exílio no romance Pedaço de santo, de Godofredo de Oliveira Neto

    Marcelo Maldonado Cruz
    160-172
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.160-172

Ensino de Literatura

  • Ocupar a palavra ensino e pesquisa de literatura no Brasil

    Maraíza Labanca
    173-183
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.173-183

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • Espaços de errância Os percursos de Macunaíma e Servando Teresa de Mier na ficção

    Altamir Botoso
    184-197
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.184-197
  • As duas mãos estudo comparado entre João Cabral, Piet Mondrian e Joan Miró

    Fábio José Santos de Oliveira
    198-216
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.198-216

Tradução e Edição

  • Uma introdução à ciência indígena e suas leis naturais de interdependência

    Charles Bicalho
    217-224
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.217-224
  • Da Literatura em suas relações com a Liberdade

    Luiza Duarte Caetano
    225-229
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.225-229
  • O papel dos paratextos em Wide Sargasso Sea (Jean Rhys) e na sua tradução brasileira (Léa Viveiros de Castro)

    Naylane Araújo Matos, Rosvitha Friesen Blume
    230-241
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.230-241
  • "Sonhos sob ditadura" de Charlotte Beradt

    Douglas Silva, Louise Marie Goodman
    242-248
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.242-248

Em Tese

  • O Diabo dos contos de Machado de Assis destino, herança e errância do Satã miltoniano

    Miriam Piedade Mansur Andrade
    249-258
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.249-258
  • No centro da periferia O (entre)lugar de Virgínia em Ciranda de pedra

    Licilange Gomes Alves, Roniê Rodrigues da Silva
    259-274
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.259-274
  • O duplo como paródia em O Ano do Dilúvio

    Melissa Cristina Silva de Sá
    275-285
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.275-285

Entrevistas

  • À voz, à luta uma entrevista com Rogério Coelho

    Douglas Silva, Gustavo Bicalho, Rogério Coelho
    286-296
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.286-296

Resenhas

Poéticas

  • Seleção [2015-2017]

    Oficina Vão
    312-344
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.312-344
  • Breves Bandeiras

    Estúdio Lampejo
    345-352
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.345-352