A fotografia do jardim de inverno

Barthes, fragmento, fotografia

Autores

  • Ana Martins Marques Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.2.11-28

Palavras-chave:

Roland Barthes, fotografia, fragmento, autobiografia

Resumo

Este texto se volta para a junção de texto e imagem fotográfica na obra de Roland Barthes. A partir, sobretudo, de três livros do autor – O império dos signosRoland Barthes por Roland Barthes e A câmara clara –, buscou-se investigar o modo como o autor conecta escrita autobiográfica e fotografia, num dispositivo híbrido, fragmentário, que coloca em questão não apenas a relação entre texto e imagem, entre escrita de si e imagem de si, mas também a própria prática do livro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Martins Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em Literatura Comparada pela UFMG. É autora dos livros de poesia O livro das semelhanças (2015), A arte das armadilhas (2011) e A vida submarina (2009).

Referências

BARTHES, Roland. O império dos signos. Trad. Leyla Perrone- Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARTHES, Roland. A preparação do romance I – da vida à obra. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARTHES, Roland. A câmara clara. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1977.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BARTHES, Roland. Sur la photographie. In: Roland Barthes et la photo: le pire des signes. Cahiers de la Photographie, 1990. p. 74-80.

CALLE, Sophie. Histórias reais. Trad. Hortencia Santos Lencastre. Rio de Janeiro: Agir Editora, 2009.

CALLE, Sophie. Fantômes. Paris: Actes Sud, 2000.

CALLE, Sophie. Disparitions. Paris: Actes Sud, 2000.

CALLE, Sophie. Souvenirs de Berlin-Est. Paris: Actes Sud, 2000.

CALLE, Sophie. De l’obéissance. Paris: Actes Sud, 1998.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 10. ed. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

GUIBERT, Hervé. L’image fantôme. Paris: Les Éditions Minuit, 2007.

GUIBERT, Hervé. Suzanne et Louise (Roman-Photo). Paris: Gallimard, 2005.

HISCH, Marianne. Family frames: photography, narrative, and postmemory. Harvard University Press, 1997.

NACHTERGAEL, Magali. Esthétique des mythologies individuelles: le dispositif photographique de Nadja à Sophie Calle. Université Paris-Diderot – Paris VII, Paris, 2010. Disponível em: <http://tel.archivesouvertes.fr/docs/00/64/08/63/PDF/Nachtergael__mythologies_individuelles_redux.pdf >.

NACHTERGAEL, Magali. Les mythologies individuelles: récit de soi et photographie au 20e siècle. Amsterdam: Rodopi, 2012.

POZUELO YVANCOS, José María. De la autobiografía: teoría y estilos. Barcelona: Crítica, 2006.

SONTAG, Susan. A escrita em si mesma: sobre Roland Barthes. In: SONTAG, Susan. Questão de ênfase. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 88-120.

Downloads

Publicado

2016-01-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)