A PERFORMANCE DE GÊNERO EM THE PROFESSOR
UMA REVERSÃO DE EXPECTATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.15..55-61Palavras-chave:
Performance de gênero, dissonância, alteridade, feminismoResumo
Charlotte Brontë (1816-1855) evidencia em The professor a arbitrariedade atrelada ao conceito de gênero no século 19 por meio de personagens dissonantes com a ideologia do período, questionando explicitamente o paralelismo entre sexo e gênero e a crença em uma suposta essência do feminino capaz de justificar uma postura submissa da mulher.Downloads
Referências
ALTICK, Richard D. Victorian people and ideas. Toronto: W.W. Norton & Company, 1973.
BRAIDOTTI, Rosi. Patterns of dissonance: a study of women in contemporary philosophy. New York: Routledge, 1991.
BRONTË, Charlotte; BRONTË, Emily. The complete novels. New Jersey: Gramercy Books, 1995.
BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. London: Routledge, 1992.
TOSH, John. A Man’s place: masculinity and the middle-class home in Victorian England. New Haven: Yale University Press, 1999.
VICINUS, Martha (Ed.). A widening sphere: changing roles of Victorian women. Bloomington: Indiana University Press, 1980.



