A PERFORMANCE DE GÊNERO EM THE PROFESSOR

UMA REVERSÃO DE EXPECTATIVAS

Autores

  • Patricia Carvalho Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.15..55-61

Palavras-chave:

Performance de gênero, dissonância, alteridade, feminismo

Resumo

Charlotte Brontë (1816-1855) evidencia em The professor a arbitrariedade atrelada ao conceito de gênero no século 19 por meio de personagens dissonantes com a ideologia do período, questionando explicitamente o paralelismo entre sexo e gênero e a crença em uma suposta essência do feminino capaz de justificar uma postura submissa da mulher.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Carvalho Rocha
    Doutora em Letras

Referências

ALTICK, Richard D. Victorian people and ideas. Toronto: W.W. Norton & Company, 1973.

BRAIDOTTI, Rosi. Patterns of dissonance: a study of women in contemporary philosophy. New York: Routledge, 1991.

BRONTË, Charlotte; BRONTË, Emily. The complete novels. New Jersey: Gramercy Books, 1995.

BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. London: Routledge, 1992.

TOSH, John. A Man’s place: masculinity and the middle-class home in Victorian England. New Haven: Yale University Press, 1999.

VICINUS, Martha (Ed.). A widening sphere: changing roles of Victorian women. Bloomington: Indiana University Press, 1980.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

Em Tese