JUAN RADRIGÁN E PLÍNIO MARCOS
CONTEXTOS E TEXTOS DRAMÁTICOS/ESPETACULARES
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.9..209-217Palavras-chave:
Juan Radrigán, Plínio Marcos, contextos, textos dramáticos, textos espetacularesResumo
Este ensaio tem como objetivo realizar um breve estudocomparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgochileno Juan Radrigán (1937) e do dramaturgo brasileiroPlínio Marcos (1936/1999). A partir desse estudo, busca-seentender melhor as particularidades da história políticabrasileira e chilena, uma vez que ambos os dramaturgosconceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o períododitatorial em seus respectivos países.Downloads
Referências
AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Trad. Saulo Gouveia. Belo Horizonte: Editora da UFMG,2003.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CONTRERAS, Javier Arancibia; MAIA, Fred; RIBEIRO, Vinícius. Plínio Marcos a crônica dos que não têm voz. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
DE MARINIS, Marcos. Comprender el teatro – Lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Editorial Calerna, 1997.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org. e trad. Roberto Machado. 18. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (Org.). Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
MARCOS, Plínio. Barrela: peça em 1 ato. São Paulo: Global, 1976.
______. Homens de papel, Barrela. Garulhos: Parma, 1978.
______. O abajur lilás: peça em dois atos. São Paulo: Brasiliense, 1975.
______. Oração para um pé-de-chinelo. Garulhos: Parma,[s.d.].
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RADRIGÁN, Juan. Hechos consumados – Teatro 11obras. 2. Ed., Santiago: LOM Ediciones, 1993.
ROJO, Grínor. Muerte y resurrección del teatro chileno. Madrid: Ediciones Michay, S.A., 1973-1983.
SAID, Edward W. Representaciones del intelectual. Barcelona: Ediciones Ibérica, S.A., 1996.
SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo; A Imaginação; Questão de Método (Os pensadores). Seleção de Textos de José Américo Motta Pessanha. Trad. Rita Correia Guedes; Luiz Roberto Salinas Fortes; Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
VILLEGAS, Juan. Ideología y discurso crítico sobre el teatro de España y América Latina. Minneapolis, Minnesota: The Prisma Institute, Inc., 1988.



