Slam, performance e rompimento de silêncios

Autores

  • Daniel Conte Universidade Feevale
  • Lovani Volmer Universidade Feevale
  • Suzana da Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.85-108

Palavras-chave:

Literatura, Poesia, Cultura, Slam

Resumo

Mesmo que a cultura seja direito e necessidade humanos, ainda existem grupos que precisam se colocar em um espaço enunciativo de evidência. Nessa ordem, o campo das artes relaciona-se, também, aos processos culturais, os quais trazem inscritas muitas temáticas materializadas, por exemplo, pelo poema, de onde emergem não só uma constituição estética do objeto, mas, também, uma ordem memorial do imaginário. Assim, o presente estudo busca elucidar de que maneira a dimensão artística e social do Slam viabiliza, na contemporaneidade, o protagonismo e a reverberação das vozes marginalizadas. Para tanto, são apresentados, consoante as teorias de autores como Bachelard, Ribeiro, Santiago e Zumthor, os elementos fundamentais que compõem o referido movimento e que o articulam à contemporaneidade, focalizando o seu papel no desvelamento de vozes historicamente silenciadas

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Biografia do Autor

  • Daniel Conte, Universidade Feevale

    Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana, Mestre em Literatura Comparada e Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela UFRGS, professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos Mestrados Profissionais em Letras e Indústria Criativa. Orienta bolsistas de IC, CNPq e FAPERGS. É Professor Visitante no PPG-Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Pós-colonialismo e identidades e parecerista AD HOC da CAPES, CNPq e FAPERGS

  • Lovani Volmer, Universidade Feevale

    Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Unisinos (1994), é especialista em Informática Educativa pela Feevale (2001), mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale.

  • Suzana da Silva Souza

    Possui Graduação em Letras habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Mestre em Letras pela Universidade Feevale e professora da Rede Municipal de Ensino de Municipal de Novo Hamburgo.

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Publicado

2022-07-29