Slam, performance e rompimento de silêncios
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.85-108Palavras-chave:
Literatura, Poesia, Cultura, SlamResumo
Mesmo que a cultura seja direito e necessidade humanos, ainda existem grupos que precisam se colocar em um espaço enunciativo de evidência. Nessa ordem, o campo das artes relaciona-se, também, aos processos culturais, os quais trazem inscritas muitas temáticas materializadas, por exemplo, pelo poema, de onde emergem não só uma constituição estética do objeto, mas, também, uma ordem memorial do imaginário. Assim, o presente estudo busca elucidar de que maneira a dimensão artística e social do Slam viabiliza, na contemporaneidade, o protagonismo e a reverberação das vozes marginalizadas. Para tanto, são apresentados, consoante as teorias de autores como Bachelard, Ribeiro, Santiago e Zumthor, os elementos fundamentais que compõem o referido movimento e que o articulam à contemporaneidade, focalizando o seu papel no desvelamento de vozes historicamente silenciadas
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