Literature to warm hearts

leitura literária em tempos de ensino online de Inglês como língua estrangeira

Autores

  • Leonardo Dias Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.154-172

Palavras-chave:

Literatura, Leitura literária, Inglês como língua estrangeira

Resumo

A presença (ou ausência) de práticas de leitura literária em salas de aula de língua inglesa aponta para a complexa relação entre o literário e a ensinagem de línguas estrangeiras modernas (AMORIM, 2017). O uso de plataformas digitais em contextos educacionais durante a pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a tímida relação entre esses dois âmbitos: se antes a literatura já se configurava como presença bissexta em aulas de Inglês, agora sua presença parece ser, acima de tudo, escassa. A partir dos conceitos de letramento (THE NEW LONDON GROUP, 1996) e letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009), o presente estudo objetiva pensar uma sequência didática, chamada “Literature to warm hearts”, como forma de fomentar práticas de leitura literária em aulas de língua inglesa. Sem caráter normativo ou totalizante, entende-se a dita proposta como uma contribuição ao debate acerca da ensinagem de literatura e de língua inglesa – considerando tais processos não apenas conjuntamente, mas também inseridos em contextos online.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Dias Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (Rio de Janeiro – RJ). Professor substituto de Inglês no Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ.

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Publicado

2022-07-29