A morte das casas na obra de Cecília Meireles

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DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.306-325

Palavras-chave:

Cecília Meireles, poesia, crônica, casa

Resumo

Na obra de Cecília Meireles, a casa é uma imagem recorrente e um símbolo de constante devoção. A preferência pelas casas vazias ou abandonadas é sugestiva, pois esses espaços, longe de produzirem isolamento, disponibilizam uma espécie de solidão habitada, ao mobilizar habitantes e enredos antigos ou a criação de novas tramas. Essa iconografia interliga-se à modernização desorganizada das cidades, que destrói as construções antigas para ceder lugar às novas. Nesse sentido, tanto em verso quanto em prosa, são apresentadas cenas em que as casas abandonadas ou desocupadas são o mote e, em oposição ao recorrente esquecimento e destruição, a disposição do sujeito poético é de absoluta entrega e conservação.

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Biografia do Autor

  • Paola Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG).

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Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias