Sobre o teatro dos nossos dias
diálogos aproximativos entre o teatro pós-dramático e a comédia besteirol
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.114-137Palavras-chave:
teatro brasileiro, pós-dramático, besteirol, consciência e alienação, dialética materialistaResumo
O presente artigo tem o objetivo de confrontar duas importantes tendências do teatro brasileiro contemporâneo: teatro pós-dramático e comédia besteirol, buscando identificar suas aproximações estético-ideológicas. Para tanto, serão utilizados os conceitos de consciência e alienação, em suas concepções dialética e materialista. Tanto o pós-dramático quanto o besteirol têm adotado a compreensão do ato criativo importando somente em si mesmo. A linguagem cênico-dramatúrgica se basta como expressão artística, uma vez que amparada por um discurso implícito que nega tudo aquilo – seja em seu caráter objetivo ou mesmo subjetivo – que represente qualquer vinculação com a realidade concreta. Aparentemente colocados em campos opostos, o teatro pós-dramático e a comédia besteirol se encontram e se dão as mãos, numa tentativa de apresentar o real como uma coisa que não está e que não é. Ambos, são aqui analisados como produtos da alienação artística
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