v. 28 n. 2 (2022): TEATRO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS CRÍTICAS & TEÓRICAS

Capa Priscila Justina.

A forma dramática, em sentido restrito e talvez um pouco artificial, evidencia como sua base estruturante o diálogo instalado por personagens e, em larga medida, sem a intervenção de narradores. Nessa breve definição, é possível identificar ainda outras características vastamente relacionadas ao gênero teatral, tais como a sucessão linear e ininterrupta de acontecimentos no presente, as sequências organizadas por um encadeamento rigoroso dos fatos, a exposição de conflitos – de desejos contrários – entre as figuras dramáticas. Contudo, por vezes e de diferentes modos, as configurações montadas nas dramaturgias selecionam também elementos comumente associados ao lírico e ao épico, seja na voz dominante de um eu, seja na preferência pelos relatos sobre o pretérito, seja nas várias alternativas estruturantes caras às narrativas e aos poemas. Assim, observam-se com frequência certas expansões e alargamentos da forma dramática, desde o teatro grego e as criações de Ésquilo, Eurípides e Sófocles, passando pelo teatro elisabetano e as criações de William Shakespeare, chegando ao teatro político e as criações de Bertolt Brecht – limitando aqui a lista a somente esses nomes, porém reconhecendo a multiplicidade de dramaturgos e dramaturgas que ao longo dos séculos transgrediram, cada um a seu modo, a forma dramática.

Publicado: 2022-12-20
  • Créditos

    1-5
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.1-5

Apresentação

  • Teatro brasileiro perspectivas críticas & teóricas

    Alice Carvalho Diniz Leite, Bruna Stéphane Oliveira Mendes da Silva, Camila Carvalho, Clarissa Xavier, Harion Custódio, João Pedro de Carvalho, Lorena do Rosário Silva, Tiago de Melo Cordeiro
    6-17
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.6-17

Dossiê

  • Memória como recurso diegético do drama contemporâneo

    Elen de Medeiros
    18-29
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.18-29
  • A política como poética transgressão e decolonialidade no teatro brasileiro contemporâneo

    Felipe Vieira Valentim
    30-53
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.30-53
  • Gritos e teatros sufocados uma análise comparativa entre as dramaturgias Out Cry (1973), de Tennessee Williams, e Um grito parado no ar (1973), de Gianfrancesco Guarnieri

    Gustavo Takashi Moraes Assano
    54-77
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.54-77
  • Un tranvía llamado deseo en Brasil una breve descripción histórica de las asambleas en Brasil

    Adriana Falqueto Lemos, Emerson José Simões da Silva
    78-90
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.78-90
  • Uma meditação antropófaga como o Manifesto se transforma em Macumba?

    Luciana C. B. Ferreira
    91-113
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.91-113
  • Sobre o teatro dos nossos dias diálogos aproximativos entre o teatro pós-dramático e a comédia besteirol

    Luiz Paixão Lima Borges
    114-137
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.114-137
  • Imagens maternas, dramaturgia da redenção

    Rainério dos Santos Lima
    138-158
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.138-158

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

  • O Fausto Criollo de Estanislao del Campo e a potência que emerge da paródia

    Isabel Rebelo Roque
    159-177
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.159-177
  • O testemunho e a escritura do não dito na obra de Georges Perec tentativas de reconstrução da memória

    Tatiana Barbosa Cavalari
    178-193
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.178-193
  • A história em Virginia Woolf uma análise do livro Três Guinéus

    Rayane Silva Guedes, Daniela Oliveira Ramos dos Passos
    194-212
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.194-212
  • "A Máquina do Mundo” e o Livro de Sonetos Drummond, leitor de Jorge de Lima

    Cleber Ranieri Ribas de Almeida
    213-252
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.213-252

Em Tese

  • Relação, diáspora e devir na poesia de Edimilson de Almeida Pereira

    Alisson Felipe Tiago, Mikaela Gabriele Elias da Costa
    253-267
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.253-267
  • Obra de aproximação forma artística e conteúdo nacional no último Mário de Andrade

    Filipe de Freitas Gonçalves
    268-290
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.268-290
  • A Memória Coletiva da Escravidão em Feeding The Ghosts (1997), de Fred D’Aguiar

    Elis Regina Fernandes Alves
    291-311
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.291-311
  • As memórias do corpo em Caderno de memórias coloniais e A árvore das palavras

    Cristina Arena Forli
    312-331
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.312-331

Entrevistas

Poéticas

  • Domingo

    Cida Falabella, Denise Pedron
    349-351
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.349-351
  • Três cortes de cena

    Francisca Luciana Sousa da Silva
    352-359
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.352-359
  • o lápis sob o púbis

    Jonas Samudio
    360-369
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.360-369
  • brontë

    Jonas Samudio, C. Rafael Pinto
    370-372
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.370-372
  • Jaity Muro

    Karla Neves, Rossandra Cabreira, Júnia Pereira
    373-379
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.373-379
  • Mantenha fora do alcance do bebê

    Silvia Gomez
    380-388
    DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.380-388