A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Angústia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.197-218

Palavras-chave:

Literatura, Psicanálise, Angústia, Shakespeare

Resumo

O texto aqui apresentado procura responder a questão de como ser capaz de superar determinadas estratégias estéticas no intuito de representar, a partir da suspensão de uma única personagem no ínterim da formação da consciência, a interioridade e os sortilégios da alma, através de uma tentativa de analisar a peça de Shakespeare enquanto representação da angústia, em suas diversas interpretações filosóficas, psicanalíticas e literárias, bem como em suas respectivas assimilações, inconsistências e ambiguidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcel de Lima Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    O Professor Marcel de Lima Santos é Ph.D. em Estudos Literários pela University of Nottingham, na Inglaterra (2003). Atualmente é Professor Associado de Literaturas de Língua Inglesa, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com diversos livros, traduções e artigos científicos publicados, inclusive nos Estados Unidos, na Austrália e na Inglaterra, atuando principalmente nos seguintes temas: Literaturas de Língua Inglesa, Religião, Poesia, Literatura Comparada e Etnopoética.

  • Thiago Silva Martins, Circulo Psicanalitico de Minas Gerais

    Médico, psicanalista, sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, formação em psiquiatria, autor de vários artigos científicos.

Referências

COYLE, M. Hamlet: William Shakespeare. London: Macmillan, 1992.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. Revisão da tradução de João Azenha Jr. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FREUD, S. O material e as fontes dos sonhos (1900). In: ______. A interpretação dos sonhos (primeira parte) (1900). Direção-geral da tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Inibições, sintomas e ansiedade (1926 [1925]). In: ______. Um estudo autobiográfico; inibições, sintomas e ansiedade; a questão da análise leiga e outros trabalhos (1925-1926). Direção-geral da tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HIBBARD, G. R. The Oxford Shakespeare: Hamlet. Oxford: Oxford UP, 2008.

KIERKEGAARD, S. A. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativo direcionada ao problema dogmático do ´pecado hereditário. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo, SP: Editora Universitária São Francisco, 2010.

LACAN, J. O seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação (1958-1959). Texto estabelecido por JacquesAlain Miller. Tradução de Cláudia Berliner. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

LACAN, J. O seminário, livro 10: a angústia (1962-1963). Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Vera Ribeiro. Versão final de Angelina Harari. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

MATEUS. A Bíblia de Jerusalem. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989.

WELLS, S. The Complete Works of William Shakespeare. Oxford: Clarendon Press, 1998.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias