Reparar para ensaiar

o devir outro da imagem em Agnès Varda

Autores

  • Roberta Oliveira Veiga UFMG
  • Eduardo Azevedo Medeiros UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.2.63-88

Palavras-chave:

Imagem, Ensaio, gnès Varda, Um minuto por imagem

Resumo

Neste artigo, buscamos pensar o ensaio através da obra de Agnès Varda, enfocando principalmente dois filmes nos quais o gesto ensaístico se faz a partir de uma fotografia só: Ulysse (1983) é o experimento e a experiência que nos leva a Um minuto por imagem (1993). Em ambos trabalhos, Varda aprende e ensina sobre a singularidade do cinema estar entre a fotografia e o pensamento, e ser concebido de forma processual, porosa e à deriva. Nossa aposta é que o olhar reparador de Varda para a foto, ao conservar a dimensão de alteridade– e em devir – da imagem, faz dela mesma um ensaio em potência capaz de produzir sensibilidades estéticas e políticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Oliveira Veiga, UFMG

    Professora Adjunta do departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte - MG, Brasil.

  • Eduardo Azevedo Medeiros, UFMG

    Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte - MG, Brasil.

Referências

ADORNO, T. O ensaio como forma. In:_____ Notas de Literatura I. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2003.

AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.2022.

BÉNÉZET, D. The cinema of Agnés Varda: Resistance and ecletism. 1. ed. Nova Iorque: Columbia University Press, 2014.

BENJAMIN , W. Sobre o conceito de história. In: _____, Obras escolhidas I. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

CORRIGAN , T. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. 1. ed. Campinas: Papirus, 2015

DELEUZE, G. GUATTARI , F. O anti-édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. 6. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

DELEUZE, G. Cinema 2: A imagem-tempo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, G. Proust e os signos. 3. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, G. Conversações. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI -HUBERMAN , G. Quando as imagens tocam o real. PÓS:

Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA / UFMG, Belo Horizonte, v. 2 p. 204–219, 2012.

DUBOUIS, P. A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. Revista Laika, São Paulo v. 1, p. 18-54, 2012.

DUBOUIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. 1. ed. Campinas: Papirus, 1993.

FELDMAN , I. Na contramão do confessional: o ensaísmo em Santiago, de João Moreira Salles, e Jogo de cena, de Eduardo Coutinho. Devires: Cinema e Humanidades, Belo Horizonte, v. 5, p. 56-73, 2008.

KRAUSS, R. Notas sobre simulacro. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro, v. 15, p. 57-75, 2012. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1192>. Acesso em: 21 dez. 2022.

LINS , C. A voz, o ensaio, o outro. In: BORGES, C. (org.), Angès Varda, pp. 34-39. 1 ed. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil. 2006

LÖWY, M.. Walter Benjamin: Aviso de Incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLIVEIRA , L. A memória das insignificâncias: Agnés Varda e outra história do mundo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONA L FAZENDO GÊNERO 11&13 TH WOMEN ’S WORLDS CONGRESS, Florianópolis, Anais, 2017.

SARAMAGO, J. História do cerco de Lisboa.1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. 2. ed. Lisboa: Caminho, 1995.

SIQUEIRA , M.R. O ensaio e as travessias do cinema documentário. 2006, 188 f. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Belo Horizonte, 2006.

STAROBINSK I, J. É possível definir o ensaio? In: Remate de males, Campinas, vol. 31, n.1-2, p. 13-24, 2011.

VARDA, A. Agnès Varda: Interviews. Mississipi: Editora Universidade do Mississipi, 2014

VARDA, A. Catálogo do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal, 2004.

VARDA, A. Ulysse. In Varda par Agnès. 1. ed. Paris: Cahiers du cinéma, 1994.

VEIGA , R. Imagens que sei delas: ensaio e feminismo no cinema de Varda, Akerman e Kawase. In: HOLANDA , K. (org). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2019.

YAKHNI , S. Cinensaios de Varda: O documentário como escrita para além de si . 2011, 212f. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Campinas, 2011.

ZANINI , T. Entre fotografia e cinema: aspectos ensaísticos em Une minute pour une image. In: INTERCOM – 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃ O, 2017. Curitiba, Anais. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017. p. 1-14. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0504-1.pdf

VARDA, A. As praias de Agnès. [Filme] França, 2008.

VARDA, A. Daguérreotypes. [Filme] França, 1975.

VARDA, A. La Pointe-Courte. [Filme] França, 1955.

VARDA, A. Mur Murs. [Filme] França, 1981.

VARDA, A. Os catadores e eu. [Filme] França, 2000.

VARDA, A. Ulysse. [Curta-metragem] França, 1983.

VARDA, A. Um minuto por imagem [Série televisiva]

França, 1983.

VARDA, A. Um minuto por imagem [Filme] França, 1993.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Edição

Seção

Dossiê