Enunciar a dor apesar de tudo
o luto em Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.30.3.125-148Palavras-chave:
Roland Barthes, Luto, DiárioResumo
Este ensaio exercita outra leitura do Diário de luto, de Roland Barthes, escrito após a morte de sua mãe, guiando esta escrita a partir dos conceitos freudianos de luto e melancolia. À vista disso, quis-se arriscar não apenas pensar sobre o conteúdo sensível da escrita barthesiana enlutada, mas também elucubrar sobre a arquitetura subjetiva e performática do discurso, atrelando-a a outros seminários do semiologista francês. Para tanto, aposta-se na forma-diário como um gênero capaz de evidenciar uma guinada na produção de subjetividades grafadas diante de uma perda — um modo de elaboração do luto e preservação da memória através da literatura.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Melancolia I. In: AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007a.
AGAMBEN, Giorgio. O demônio meridiano. In: AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007b.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.
BARTHES, Roland. A Preparação do Romance. Da vida à obra. v. 1. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005a.
BARTHES, Roland. A Preparação do Romance. A obra como vontade. v. 2. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
BARTHES, Roland. Diário de luto. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Hortência dos Santos. Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1986.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BLANCHOT, Maurice. O diário íntimo e a narrativa. In: BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad.Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRITTO, Paulo Henriques. Trovar Claro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CAVALCANTI, Andressa Katherine Santos; SAMCZUK, Milena Lieto; BONFIM, Tânia Elena. O conceito psicanalítico do luto: uma perspectiva a partir de Freud e Klein. Psicol inf., São Paulo, v. 17, n. 17, p.87-105, dez. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Gustavo Augusto de Abreu Clevelares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



