Imagem-paisagem
a descrição pictural em "Relato de um certo Oriente", de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.73-89Palavras-chave:
descrição pictural, paisagem, Visibilidade literáriaResumo
Este trabalho objetiva demonstrar que, em Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, a descrição pictural constitui uma estratégia de problematização do modo como a paisagem é convencionalmente abordada tanto na literatura quanto nas artes visuais. Com frequência, os narradores do romance empregam elementos provenientes das artes visuais para descrever uma paisagem. Criam-se, assim, imagens verbais a partir de determinado recorte realizado pelo observador. Contudo, à semelhança de pintores impressionistas e de certos fotógrafos, os narradores destacam a potência de paisagens naturais e urbanas, as quais resistem à representação realista e, por conseguinte, à pretensão de um tratamento totalizante ou unívoco. Ademais, acredita-se que, por meio dessas descrições picturais, desenvolve-se, em Relato de um certo Oriente, a capacidade de a literatura estimular o imaginário, o que define, conforme Italo Calvino, a Visibilidade literária.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1998.
HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, M. (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006, p. 191-220.
LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. In: DINIZ, T. F. N. (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2012, p.47-69.
MAQUÊA, Vera Lúcia da Rocha. Memórias inventadas: um estudo comparado entre Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum e Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra, de Mia Couto. 2007. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras da USP, São Paulo, 2007.



