Sociedade, língua e arte em Empirismo Eretico , de Pasolini
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.25.1.181-190Palavras-chave:
Pasolini, Empirismo eretico, língua e sociedadeResumo
O presente artigo propõe discutir os conceitos de sociedade, língua e arte segundo as concepções de Pier Paolo Pasolini, utilizando, para tanto, o livro Empirismo Eretico (2000), uma coletânea de artigos publicados na imprensa italiana no final dos anos sessenta ao início dos anos setenta, nos quais o intelectual italiano expõe suas convicções sociais e estéticas. Essa obra, que será a condutora do presente artigo, é dividida em três grandes temas língua, literatura e cinema e, apesar da fragmentação em artigos independentes, é una, coerente, uma vez que ao falar de um desses temas propostos, inevitavelmente, o(s) outro(s) vêm à tona. Para complementar os apontamentos teóricos de Pasolini, o texto também utiliza a teoria dialógica de Bakhtin (2005).
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1987.
BAKHTIN. Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. 3.ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
HUTCHEON, Linda. Preface. In: HUTCHEON, Linda. A poetics of Postmodernism: History, Theory and Fiction. New York & London: Routtedge, 1988.
MANZOLI, Giacomo. Voce e silenzio nel cinema de Pier Paolo Pasolini. Bologna: Pendragon, 2001.
PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo eretico. Milano: Garazanti, 2000.
PAZZAGLIA, Mario. Scrittori e critici della letteratura italiana. Bologna: Zanichelle editore, 1993.
ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto II. São Paulo: Perspectiva, 2000.
SAVERNINI, Erika. Índices de um Cinema de Poesia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004
XAVIER, Ismail. O cinema moderno segundo Pasolini. Revista de italianística. v.1, n.1, p. 101-111, julho de 1993. São Paulo: USP, 1993.



