Uma reflexão sobre a literatura infantil e o discurso da diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.190-208Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Literatura Infantil, DiferençaResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação da diversidade cultural com a literatura infantil, pressupondo que essa literatura deve questionar valores e paradigmas da sociedade em que é produzida a fim de que a criança adquira uma visão crítica sobre sua cultura e sobre si mesma. Para isso, utilizamo-nos de um referencial teórico com textos já clássicos sobre literatura infantil: Carvalho (1989), Coelho (1984), Cunha (1999), Lajolo (2001), Lajolo e Zilberman (1985, 1986, 2007), assim como artigos de revistas acadêmicas da área. Para a fundamentação teórica sobre diversidade, diferença e alteridade, buscaram-se autores representativos, que incluem Chauí (2000), Hall (2003, 2005), Santos (2006), Silveira, Bonin e Ripoll (2010), Hunt (2010), Silva (2000, 2013), Foucault (1972), Bakhtin (1981) e Charaudeau (2010). Conclui-se que a diversidade cultural está permanentemente em contato com a literatura infantil, promovendo essa interação e propiciando, para a criança, a continuidade do seu processo de identidade, que é histórico, cultural, educativo e social.Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Editorial Presença; São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1970.
BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud, Yara F. Vieira. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1981.
BARBOSA, Sonia de Oliveira; BRANDÃO, Viviane Bernadeth Gandra. Identidade e alteridade: uma reflexão da obra infantil “O lobisomem que quase morreu de medo”. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e alteridade – Igarapé, Porto Velho (RO), v. 5, n.1, p. 242-257, 2017.
BARBOSA, Sonia de Oliveira. A literatura infantil brasileira e a diversidade cultural. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos) – Universidade Fumec, Belo Horizonte, 2016. p. 37.
BARROS, José Márcio (Org.). Diversidade cultural: da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
CAIEL, A.; OLIVEIRA, R. P. Literatura e diversidade cultural na escola. Dossiê: literatura e ensino. Nau Literária: crítica e teoria de literaturas. PPG-LET-UFRGS, Porto Alegre, v. 6, n. 2, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/viewFile/20131/11690>. Acesso em: 10 jun. 2015.
CANDIDO, Antonio. In: FESTER, A. C. Ribeiro (Org.). Direitos Humanos e Literatura. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 3. ed. São Paulo: Global, 1989.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução de Ângela M. S. Correa e Ida Lúcia Machado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2000.
COELHO, L. P.; MESQUITA, D. P. C. Língua, cultura e identidade: conceitos intrínsecos e interdependentes. Entreletras, Araguaína, v. 4, n. 1, p. 24-34, jan./jul. 2013 (ISSN 2179-3948 online). Disponível em: <http://www.uft.edu.br/pgletras/revista/ capitulos/02_l%C3%ADngua,_cultura_e_i dentidade....pdf>. Acesso em: 12 mar. 2015.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil. 3. ed. ref. ampl. São Paulo: Quíron, 1984.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: 2000.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 2002, apud GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 15-41, jul./set. 2014.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 1999.
ECO, Umberto. Lector in fabula; a cooperação interpretativa nos textos narrativos. Trad. Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva,1986.
FOUCAULT, Michel.As formações discursivas. In: FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1972. p. 31-53.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1982.
GENETTE, Gérard. Cinq Types de Transtextualité, dont l’hypertextualité. In : GENETTE,Gérard. Palimpsestes : la littérature au second degré. Paris: Éditions du Seuil, 1982. p. 7-63.
GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n.3, p. 15-41, jul./set. 2014.
HALL Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. São Paulo: Atual, l986.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 2007.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1985.
MORGADO, Margarida. Literatura Infantil e Interculturalidade: “Preparar os leitores para a vida”. Educareducere – Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Rio de Janeiro, Ano 14, jul. 2010a. Edição Fora de Série. Disponível em: <https://cld.pt/dl/download/a6a3156f-2b84-49e0-b4e7-a7909197d268/Literatura%20infantil%20e%20Interculturalidade_Preparar%20os%20leitores%20para%20a%20vida.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2016.
MORGADO, Margarida; PIRES, Maria da Natividade. Educação intercultural e literatura infantil. Lisboa: Colibri, 2010b.
ROCHER, GUY. Culture, civilisation et idéologie. In: ROCHER, GUY. Introduction à la Sociologie Générale. 3ème. ed. Montréal: Éditions Hurtubise HMH ltée, 1992. p. 101-127. Première parte: L’action Sociale, chapitre 4.
SANTOS, José Luís dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
SILVA, Natalino Neves. A diversidade cultural como princípio educativo. Paidéia, Belo Horizonte, Ano 8, n. 11 p. 13-29, jul./dez. 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2013.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela. Ensinando sobre a diferença na literatura para crianças: paratextos, discurso científico e discurso multicultural. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 98-108, jan./abr. 2010.
UNESCO. Relatório Mundial da UNESCO: investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. [S. l.], 2009. 36 p. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001847/184755por.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2015.
YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.
ZILBERMAN, R.; CADEMARTORI, Lígia MAGALHÃES.Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.



