Escuela e O pão e a Pedra

memória e ditadura na dramaturgia latino-americana contemporânea

Autores

  • Luísa Lagoeiro Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.123-132

Palavras-chave:

Teatro, América Latina, Memória

Resumo

Em um contexto de crise política em diversos países da América Latina, com um crescimento da direita conservadora e uma democracia ainda frágil, é que nos dispusemos a analisar dois textos dramáticos contemporâneos que fazem referência ao período ditatorial no Brasil e no Chile: O pão e a pedra, da Companhia do Latão (Brasil) e Escuela, de Guillermo Calderón (Chile). Diante dessas obras dramatúrgicas podemos questionar: qual a importância da memória da ditadura para a América Latina e qual o papel do teatro contemporâneo latino americano no avivamento e reflexão acerca dessa memória traumática? Por meio da análise de textos que recorrem ao passado para debater o presente pretendemos entender como a permanência dessa temática nos palcos pode permitir uma maior compreensão dos acontecimentos atuais e significar um fôlego e um alerta, nos momentos de instabilidade política vividos na América latina. Também nos parece importante entender como a presença contínua desses ecos dos períodos ditatoriais pode manter viva a memória de tempos sombrios para que os mesmos não voltem a se repetir.

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Biografia do Autor

  • Luísa Lagoeiro Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestranda em Letras: Estudos Literários, área de concentração: Literaturas modernas e contemporâneas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Teatro pela UFMG.

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Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Dossiê