Entre o viver e o representar

O lugar ético e estético da direção teatral na cena brasileira contemporânea

Autores

  • Felipe Vieira Valentim Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.75-95

Palavras-chave:

direção teatral, política da cena, cena brasileira contemporânea, processo de criação artística

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo pensar o lugar da direção teatral como um exercício de escuta sensibilizada no conjunto de transformações que cercam a cena contemporânea brasileira. Para analisar os discursos das minorias que tomam parte no sensível, propõem-se releituras de aspectos políticos, históricos e sociais para compor uma estética da existência que se constrói na cena teatral. Tomamos para análise duas experiências de montagem: Transegun, de Cuti, e Mulheres de papel (texto de própria autoria). A conclusão indica não só o lugar da direção, mas também a cena teatral, como uma prática de ensaiar o presente para reavivar processos de incessantes significações.

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Biografia do Autor

  • Felipe Vieira Valentim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECo) e Licenciado em Letras com habilitação em Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Formação de Professores da UERJ (FFP). Possui Especialização em Comunicação e Semiótica pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Recentemente, concluiu o Mestrado (2017) em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras da UERJ e iniciou o Doutorado (2017) no mesmo programa e curso.

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Publicado

2019-03-01

Edição

Seção

Dossiê