Fan fiction (‘ficção de fã’) como prática de multiletramentos

Autores

  • Elizabeth Gonzaga Lima Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.2.88-100

Palavras-chave:

Ficção de Fã, Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital

Resumo

A ficção de fã ou fan fiction, na contemporaneidade, é um termo retomado dos fanzines ou revistas de fãs, oriundas das publicações amadoras de fãs de ficção científica nos Estados Unidos, na década de 1930. No entanto é possível retroceder ainda ao século XIV e encontrar a intervenção dos leitores com cortes e acréscimos aos textos ficcionais (MARTINS, 2014). O ficwriter intervém na escrita do autor modificando personagens, situações a fim de satisfazer seus desejos de mudança. Se por um lado, estes leitores são considerados “invasores do texto” na acepção de Henry Jenkins (2015), por outro, segundo o estudioso, fazem parte da denominada cultura participativa dos fãs, própria da era digital. É possível considerar a fan fiction um fenômeno na cena atual das linguagens midiáticas? Este modo de ler, escrever e interagir poderia oxigenar as práticas de letramento na escola? A fim de discutir sobre estas e outras questões relativas ao tema, o trabalho pretende examinar a hipótese de que as fanfics podem ser pensadas a partir de multiletramentos, ou seja, o letramento na primeira acepção que este conceito recebeu, de uso social da escrita, o letramento literário que utiliza a literatura para desenvolver as práticas de leitura e de escrita e o letramento digital, que emerge a partir da autonomia do leitor/internauta e da interatividade no universo virtual.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Gonzaga Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, é docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens e do curso de Letras. É investigadora com estágio de pós-doutoramento na equipe do Projeto Capes/PROCAD Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos (2014-2018), que reúne PUC-Rio, UNEB, UEFS e PUC-Goiás. Tem experiência na área de Letras, atuando nas disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Seus trabalhos abordam principalmente os seguintes temas: a produção literária de Lima Barreto, escrita autobiográfica e gêneros afins, o diálogo entre as literaturas de língua portuguesa e as relações entre literatura, tecnologias, práticas de leitura e mídias.

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Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Ensino de Literatura