Ocupar a palavra

ensino e pesquisa de literatura no Brasil

Autores

  • Maraíza Labanca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.173-183

Palavras-chave:

Ensino, pesquisa, experiência, prática, pensamento poético

Resumo

Este artigo aborda a experiência com a palavra literária nas instituições de ensino do Brasil, refletindo sobre sua suas possibilidades de transmissão e de pesquisa. Para isso, procura discutir os métodos dominantes, os problemas que esses métodos acarretam, bem como apontar saídas que possam reaproximar a literatura de uma prática, de um fazer. Discutem-se, ainda, a potência da “anti-institucionalidade” dessa matéria, que comporta um “regime discurso de exceção”, e o desenvolvimento de um “pensamento poético”, que não deve ser preexistente à leitura.

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Biografia do Autor

  • Maraíza Labanca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Possui graduação em Letras, mestrado em Teoria da Literatura e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG.

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Publicado

2018-03-16

Edição

Seção

Ensino de Literatura