A colaboração como movimento ético-poético a caminho do “novo” nas aulas de literatura

Autores

  • Rodolfo Meissner Rolando Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.203-218

Palavras-chave:

Colaboração, Ensino de Literatura, ZPD

Resumo

Os estudos de Cereja (2005), Cosson (2006,2014), Paulino e Cosson (2009) e Zilmerman e Rösing (2009), entre outros pesquisadores, têm indicado uma crise no ensino de literatura. Nesse sentido, um dos principais problemas decorrentes dessa crise - ainda pouco discutido -, consiste no silenciamento do aluno diante das veredas interpretativas suscitadas pelo texto literário. Com o intuito de contribuir para a superação desse problema, o presente artigo tem o objetivo de discutir a colaboração como um movimento “ético-poético” de grande relevância para (re)pensar a organização das aulas de literatura. Tal discussão se ancora teoricamente nos estudos sobre colaboração como propostos por Magalhães (2016, 2014, 2012), entre outros autores. Espera-se, a partir das reflexões aqui expostas, contribuir para ressignificar o ensino de literatura, favorecendo a criação de relações colaborativas em sala de aula e conduzindo à transformação dos sujeitos ali envolvidos.

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Biografia do Autor

  • Rodolfo Meissner Rolando, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Ensino de Literatura