Há-de vir só
a composição do livro-poema em Maria Gabriela Llansol
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.159-170Palavras-chave:
livro, poema, forma, sonho, Maria Gabriela LlansolResumo
Em seu primeiro diário póstumo, Maria Gabriela Llansol enuncia que todos os seus textos compõem um livro único, cujo movimento é o de alargar o volume da escrita. Partindo da ideia referida, verificaremos, neste trabalho, como se dá a composição do livro, em Llansol. Para isso, faremos uma leitura de alguns elementos que dão corpo à poética dessa autora, pensando nas aproximações, no que se refere à questão da forma e da continuidade, entre a escrita e o sonho. Averiguaremos também como o poema, em sua qualificação “sem-apoio”, pode ser uma sustentação para a escrita llansoliana, compondo o que chamaremos de “livro-poema”.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Legível, scriptível e mais além. In: ______. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1977. p. 135.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007. BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BRANCO, Lucia Castello. Chão de letras: as literaturas e a experiência da escrita. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CELAN, Paul. Arte poética: o Meridiano e outros textos. Lisboa: Edições Cotovia, 1996.
DERRIDA, Jacques. Che cos’è la poesia? Coimbra: Angelus Novus, 2003.
FREUD, Sigmund. A psicologia dos processos oníricos. In: FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos (II) e sobre os sonhos (1900-1901). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, 5).
LLANSOL, Maria Gabriela. Um beijo dado mais tarde. Lisboa: Rolim, 1985.
LLANSOL, Maria Gabriela. Para que o romance não morra. In: LLANSOL, Maria Gabriela. Lisboaleipzig 1: O encontro inesperado do diverso. Lisboa: Rolim, 1994.
LLANSOL, Maria Gabriela. O sonho de que temos a linguagem. Revista Colóquio-Letras, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 143-144, p. 5-18, jan.-jun. 1997.
LLANSOL, Maria Gabriela. Onde vais, Drama-Poesia? Lisboa: Relógio D’Água, 2000.
LLANSOL, Maria Gabriela. O começo de um livro é precioso. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
LLANSOL, Maria Gabriela. Amigo e Amiga: curso de silêncio de 2004. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
LLANSOL, Maria Gabriela. Os cantores de leitura. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
LLANSOL, Maria Gabriela. Uma data em cada mão: livro de horas I. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
BARRENTO, João (Org.). O que é uma figura? Diálogos sobre a obra de Maria Gabriela Llansol na casa da saudação. Lisboa: Mariposa Azual, 2009.
LLANSOL, Maria Gabriela. Um falcão no punho: diário I. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LLANSOL, Maria Gabriela. Finita: diário II. Belo Horizonte: Autêntica, 2011b.
LLANSOL, Maria Gabriela Inquérito às Quatro Confidências: diário III. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LLANSOL, Maria Gabriela. Entrevistas/Maria Gabriela Llansol. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LLANSOL, Maria Gabriela. Na casa de julho e agosto. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
LLANSOL, Maria Gabriela. O livro das comunidades. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
LOPES, Silvina Rodrigues. Teoria da des-possessão: ensaios sobre textos de Maria Gabriela Llansol. Porto: Black Sun Editores, 1998.
LOPES, Silvina Rodrigues. Apresentação. In: Hölderlin, Friedrich; COSTA, Daniel. Pelo infinito. Lisboa: Vendaval, 2001. p. 7-11.
LOPES, Silvina Rodrigues. Anomalia poética. Lisboa: Edições Vendaval, 2005.
MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Florianópolis: Editora UFSC, 2010.
PAULA, Janaína Rocha de. Cor’p’oema Llansol. 2014. 212 f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
POMMIER, Gérard. O Aberto, até onde as palavras podem nos transportar. In: POMMIER, Gérard. A exceção feminina: os impasses do gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. p. 94-104.



