LITERATURA E PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.2.58-69Palavras-chave:
Performance, literatura, escrita performáticaResumo
Este artigo objetiva apresentar a perspectiva teórico-crítica delineada em minha tese de doutoramento defendida pelo Programa de Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, orientada pela professora Graciela Ravetti e cuja temática versou sobre a relação entre o texto literário em prosa e a performance.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Matéria de poesia. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
BEIGUI, Alex. Performances da escrita. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 21 n. 1, p. 27-36, jan./abr. 2011.
FUKS, Julián Miguel Barbero. Juan José Saer e o paradoxo necessário: ou Uma poética da (i)mobilidade em Nadie nada nunca, 2009. 89p. Dissertação (Mestrado em Letras) -
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2009.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Trad. Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. En defensa del arte del performance. Revista Horizonte
Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 24, p. 199-226, jul./dez., 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832005000200010&script=sci_arttext>. Acesso em: 8 fev. 2011.
LEAL, Juliana Helena Gomes. La esquina es mi corazón: espacialidades performáticas nas crônicas de Pedro Lemebel. 2007. 149p. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
LEAL, Juliana Helena Gomes. Literatura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saer. 2012. 174p Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
LEMEBEL, Pedro. Adiós mariquita linda. Barcelona: Mandadori, 2006.
LINK, Daniel. Clases, literatura y disidencia. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2005.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MICHAUD, Yves. Visualizações: o corpo e as artes visuais. In: CORBIN, Alain;
COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Org.). História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 541-565. v. 3.
PRATA, Antonio. Douglas e outras histórias. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001.
PRATA, Antonio. As pernas da tia Corália. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003a.
PRATA, Antonio. Estive pensando: crônicas de Antônio Prata. São Paulo: Marco Zero, 2003b.
PRATA, Antonio. O inferno atrás da pia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
PRATA, Antonio. Meio intelectual, meio de esquerda. São Paulo: Ed. 34, 2010.
PEDRON, Denise Araújo. Um olhar sobre a performatividade na cultura contemporânea: a performance como conceito e a produção artística de Diamela Eltit. 2006. 173p. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto.Rio de Janeiro: EXO experimental; Editora 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.
RAVETTI, Graciela. Ficción y performance en escritores latinoamericanos contemporáneos. Diálogos Latinoamericanos, Universidad de Aarhus, n. 4, p. 47-57, 2001. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/162/16200404.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2006.
RAVETTI, Graciela. Narrativas performáticas. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG: PosLit, 2002. p. 47-68.
RAVETTI, Graciela. Nem pedra na pedra, nem ar no ar: reflexões sobre literatura latinoamericana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
RAVETTI, Graciela. Notaciones espaciales como formas de inteligibilidad cultural: José María Arguedas, Graciliano Ramos y Juan José Saer. Caligrama, Belo Horizonte, v. 10, p. 183-208, 2005. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/poslit/16_producao_pgs/RAVETTI_GIG.pdf>. Acesso em: 2 set. 2011.
RAVETTI, Graciela. O corpo na letra: o transgênero performático. In: CARREIRA, André et al. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003a. p. 81-97.
RAVETTI, Graciela. Performances escritas: o diáfano e o opaco da experiência. In: HILDEBRANDO, Antônio; NASCIMENTO, Lylei; ROJO, Sara (Org.). O corpo em performance. Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003b. p. 31-61.
RAVETTI, Graciela. Retórica performática: a catacrese do narrador no romance contemporâneo. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê “Diálogos Interamericanos”, n. 38, p. 71-87, 2009a.
RAVETTI, Graciela. Saberes performáticos nas ficções de Haroldo Conti. Revista Gragoatá, Niterói, Universidade Federal Fluminense - UFF, n. 22, p. 163-178, 2007.
RAVETTI, Graciela. Transgênero performático e catacrese: notas para uma teoria do romance latino-americano contemporâneo. In: ROJO, Sara et. al (Org.). ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS E I CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISPANISTAS. Anais... Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009b. p. 977- 988.
RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Poslit/FALE/UFMG, 2002.
RAVETTI, Graciela; FANTINI, Marli (Org.). Olhares críticos: estudos de literatura e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
SAER, Juan José Ninguém nada nunca. Trad. Bernardo Carvalho. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SAER, Juan José. Nadie nada nunca. 2. ed. Buenos Aires: Planeta, 2000.



