Mário de Andrade: corpo e imagem.
Trajetória das representações do intelectual modernista
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.10..190-195Palavras-chave:
Mário de Andrade, Modernismo, Corpo, imagemResumo
Este ensaio investiga o percurso das representações do intelectual Mário de Andrade: como elas foram sendoelaboradas ao longo da vida do escritor, expandidas após a sua morte, conservadas e renovadas no meio cultural brasileiro. Analiso as representações iconográficas, a obra poética e ficcional, os depoimentos e entrevistas, a produção epistolar e a recepção crítica. Os filósofos Maurice Merleau-Ponty e Henri Bergson, que exploram conceitualmente o corpo e a imagem, fundamentam a pesquisa.Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de; ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos & Mário. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Bem-te-vi, 2002.
ANDRADE, Mário de; BANDEIRA, Manuel. Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: EDUSP/IEB, 2000.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Freitas Bastos, 1971.
MICELI, Sergio. Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.



