Aspectos históricos na narrativa de Lúcio Cardoso

o caso de Maleita

Autores

  • Luís Alberto dos Santos Paz Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.26.2.65-78

Palavras-chave:

Romance histórico, romance biográfico, romance brasileiro

Resumo

o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da obra Maleita, do escritor Lúcio Cardoso, buscando propor uma leitura na qual a obra responda – ou levante questões – acerca do fenômeno do hibridismo entre literatura e história. Ao partir de questionamentos e pressupostos levantados por Peter Burke e György Lukacs a respeito das relações entre literatura e história, bem como características do romance histórico chamado tradicional em comparação ao intitulado novo romance histórico, este estudo pretende exibir uma leitura da obra cardosiana com a intenção de mostrar a plausibilidade de sua inserção em um projeto artístico do autor que não se encontra enclausurado em uma crítica datada. Dessa forma, os aspectos históricos na obra de Cardoso serão apresentados sob duas perspectivas: uma que diz respeito a uma proposta biográfica do romance e outra que se detém ao estudo global de algumas características do novo romance histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Alberto dos Santos Paz Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

    Possui Graduação em Letras (português e Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017), com bolsa PROUNI, onde atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2013 a 2017, tendo participado de pesquisas nas áreas de literatura brasileira autobiográfica e memorialística, e literaturas de língua portuguesa de origens europeia e africana do século XXI. Possui Mestrado em Teoria da Literatura (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sendo bolsista CNPq. Atualmente é doutorando em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sendo bolsista Capes.

Referências

AUST, Hugo. O romance histórico e suas formas. In: MELLO, Ana Lisboa; MONTEIRO, Charles; MADARASZ, Norman Roland (orgs.). Literatura e História: encontros contemporâneos. Porto Alegre: Gradiva, 2016.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 37. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas. Peter Burke (org.); trad. de Magda Lopes. São Paulo: UNESP. 1992.

CARDOSO, Lúcio. Maleita. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain (orgs). Diccionário de los Símbolos. Trad: Manuel Silvar y Arturo Rodríguez. Barcelona: Herder, 1998.

LUKÁCS, György. O romance histórico. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.

SANTOS, Cássia dos. Polêmica e controvérsia em Lúcio Cardoso. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

SANTOS, Cássia dos. Polêmica e controvérsia: o itinerário de Lúcio Cardoso de Maleita a O Enfeitiçado. Dissertação de Mestrado, Campinas, 1997.

SILVA, Carlos Roberto da. No rumo(r) do rio: notas de leitura de Maleita, de Lúcio Cardoso. Revista Alpha, Patos de Minas, nº 14, p. 18-26, novembro de 2013.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da literatura brasileira. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Downloads

Publicado

2021-03-18