A passos curtos
a criança pedestre e o Rio de Janeiro em Dois amores, de Paulo Lins
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.1.73-93Palavras-chave:
espaço, deslocamento, cidade, narrativa brasileira contemporâneaResumo
Este artigo parte da hipótese de que, na narrativa Dois amores, publicada em 2019 por Paulo Lins, a representação do Rio de Janeiro é instrumentalizada pelo trânsito de dois persona- gens infantis. No texto, Dudu e Lulu são crianças que, ao longo de um dia, vendem balas pelas ruas da capital carioca para comprar um novo par de tênis que lhes garantiria uma boa apresentação diante das futuras namoradas no baile funk. Sob essa perspec- tiva, a cidade é representada a partir do deslocamento espacial dos meninos, o que coloca em questão, ainda, o modo como se dá o processo de apropriação dos espaços urbanos pelo pedes- tre. Tendo como ponto de partida a noção de “dialética da margi- nalidade”, proposta por João César de Castro Rocha (2006), esta reflexão aborda as práticas sociais e a violência reveladas pela narrativa, problematizada também a partir das características e dos limites da forma do conto em sua composição.
Downloads
Referências
AMPARO, T. Mescla de prosa com poesia slam guia narrativa de livro do autor de ‘Cidade de Deus’. Folha de São Paulo. São Paulo, 18. jan. 2020. Disponível em: https://www1.folha. uol.com.br/ilustrada/2020/01/mescla-de-prosa-com-poesia-slam-guia-narrativa-de-livro-do-autor-de-cidade-de-deus.shtml.
ANTÔNIO, J. Contos reunidos. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012.
AUERBACH, E. A meia marrom. In: AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971. p. 471-498.
BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 82-121.
BRANDELLERO, S. Night trespassing in contemporary Brazilian cinema: unveiling (il)legalities in Neighbouring Sounds. In: BRANDELLERO, S.; PARDUE, D.; WINK, G. (Orgs.). Living (il)legalities in Brazil: practices, narratives and institutions in a country on the edge. Londres: Routledge, 2020. p. 131-142.
CANDIDO, A. Dialética da malandragem (Caracterização das Memórias de um sargento de milícias). Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n.8, p. 67-89, 1970. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/ view/69638/72263
CANDIDO, A. Na noite enxovalhada. Remate de males. Campinas, v.19, p. 83-88, 1999.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CURY, M. Z. Novas geografias narrativas. Letras de hoje. Porto Alegre, v.42, p. 7-17, dez.2007. Disponível em: https:// revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4109
LINS, P. Dois amores. São Paulo: Nós, 2019.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MAZZO, A. Para evitar moradores de rua, prefeitura instala pedras sob viadutos na zona leste de SP. Folha de São Paulo, 01. fev. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com. br/cotidiano/2021/02/para-evitar-moradores-de-rua-prefeitura-instala-pedras-sob-viadutos-na-zona-leste-de-sp.shtml
MELLO E SOUZA, G. de. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. 2.ed. São Paulo: Ed.34; Duas Cidades, 2003.
PIGLIA, R. Teses sobre o conto. In: PIGLIA, R. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 89-94.
POE, E. A. A filosofia da composição. In: POE, E. A. Poemas e ensaios. 4.ed. São Paulo: Globo, 2009. p. 113-128.
ROCHA, J. C. de C. A guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou: a “dialética da marginalidade”. Letras, Santa Maria, n.32, p. 23-70, 2006. Disponível em: https:// periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11909.
WILLIAMS, R. Night spaces: darkness, deterritorialization and social control. Space and culture. n.11, v.4, p. 514-532, nov.2008.



