Gritos e teatros sufocados

uma análise comparativa entre as dramaturgias Out Cry (1973), de Tennessee Williams, e Um grito parado no ar (1973), de Gianfrancesco Guarnieri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.54-77

Palavras-chave:

teatro moderno, dramaturgia moderna, Gianfrancesco Guarnieri, Tennessee Williams, centro/periferi

Resumo

As dramaturgias Out Cry (1973), de Tennessee Williams, e Um grito parado no ar (1973), de Gianfrancesco Guarnieri, são abordadas numa análise comparada que prioriza três aspectos estruturantes da compreensão histórica de cada obra: as soluções estilísticas do texto dramatúrgico; os processos de encenação descritos nos aspectos meta-teatrais de cada texto; e as relações de produção do trabalho teatral indicadas em cada dramaturgia. Ao enfatizarmos o que de contextualmente diferenciador se revela naquilo que cada dramaturgia apresenta como estilisticamente similar uma em relação à outra, acreditamos ser possível indicar critérios críticos e analíticos para se compreender o teor de modernização teatral de cada obra. Assim, a partir de uma análise literária, as duas dramaturgias permitem descrever o aparelho teatral comercial moderno segundo os critérios e condições históricas de realização do trabalho teatral do período em questão, refletidos numa relação entre periferia e centro do sistema capitalista global.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Takashi Moraes Assano, Universidade de São Paulo

    Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (São Paulo – SP).

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Publicado

2022-12-20