Salvação e escrita em O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho

Autores

  • Sérgio Murilo Fontes de Oliveira Filho Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.3.182-196

Palavras-chave:

Salvação, Escritura, Bernardo Carvalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a salvação no romance O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho. A salvação nesta obra não tem caráter religioso. O foco de nossa análise é o papel da escrita como agente salvador da história contada. Para tanto, utilizamos o pensamento do filósofo francês Jacques Derrida (2015), que parte do Fedro, de Platão, para entrelaçar escritura, vida e morte, em uma relação de suplementariedade. Derrida nos serve ainda para dis- cutir a ideia de bode expiatório presente no romance, juntamente com René Girard. Terminamos o trabalho fazendo um paralelo entre a visão do autor, expressa em entrevista, e sua obra literária, concluindo que a literatura salva, também, a si mesma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Murilo Fontes de Oliveira Filho, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutorando no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (SP) e mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação.

Referências

CARVALHO, Bernardo. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CARVALHO, Bernardo. O militante da imaginação. In: GONÇALVES, José Eduardo (org.). Ofício da palavra. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DAL FARRA, Maria Lúcia. O narrador ensimesmado. São Paulo: Ática, 1978.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Trad. Rogério da Costa. 1ª reimp. São Paulo: Iluminuras, 2015.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1990.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. Trad. Heidrun Krieger Olinto e Luiz Costa Lima. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da literatura em suas fontes. Vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2002.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1987.

SANTOS, Josalba Fabiana dos. O duplo e a identidade nacional. In: PEREIRA, Kênia Maria de Almeida; SILVA, Maria Ivonete Santos (orgs.). Releituras do texto literário. Uberlândia: EDUFU, 2014. p. 177-191.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias