Pelas trilhas do desejo e do risco
topomorfias narrativo-visuais do cruising em Garth Greenwell, Miguel Ángel Rojas e Chad States
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.3.139-160Palavras-chave:
Cruising gay, homoerotismo masculino, literatura, fotografia, intersemioseResumo
Este artigo investiga as representações do cruising, isto é, a prática sexual em espaços públicos, feita por homens gays, no romance O que te pertence, de Garth Greenwell, e nas obras de dois fotógrafos: o colombiano Miguel Ángel Rojas, e o norte-americano Chad States. O que te pertence (2019) narra o cotidiano afetivo-sexual de um professor estadunidense de ensino médio, residente em Sófia, Bulgária, que frequenta banheiros e parques públicos, à procura de sexo. Miguel Ángel Rojas fotografou subculturas queer na Bogotá conservadora do final da década de 1970, ao passo que Chad States documentou as dinâmicas de cruising em parques americanos nos anos 2000. Pela análise intersemiótica das três obras, pretende-se explicitar o modo como as representações do cruising formam o que nomeamos imagens do incorpóreo, ou seja, elementos narrativo-visuais que ressaltam o aspecto impermanente e fugaz da prática, a partir das teorizações de Aaron Betsky (1997) e Alex Espinoza (2019).
Downloads
Referências
ANDERSON, F. Cruising the dead river: David Wojnarowicz and New York’s ruined waterfront. The University of Chicago Press, 2019.
BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERSANI, L. Sociability and cruising. In: BERSANI, L. Is the rectum a grave? and other essays. The University of Chicago Press, 2010. p. 45-62.
BETSKY, A. Queer space: architecture and same-sex desire. 1. ed. New York: Willian Morrow, 1997.
BRIZUELA, N. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Trad. Carlos Nougué. 1. ed. São Paulo: Rocco, 2014.
EDELMAN, L. Banheiro dos homens. Trad. José Gatti. In: GATTI, J; PENTEADO, F M. (orgs). Masculinidades: teoria, crítica e artes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. p. 255-268.
ESPINOZA, A. Cruising culture: an intimate history of a radical pastime. Los Angeles: Unnamed Press, 2019.
FOUCAULT, M. De espaços outros. Trad. Ana Cristina Arantes Nasser. Estudos avançados. Vol 27, n. 79, 2013. p.113-122.
FRANK, A. Photographer Chad States on Cruising. The Fader. 16 dez. 2011. Disponível em: https://www.thefader.com/2011/12/16/interview-photographer-chad-states-on-cruising. Acesso em: 11 jun. 2024.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Tradução de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega Universidade, 1979.
GOVE, B. Cruising culture: promiscuity, desire and American gay literature. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2000.
GREENWELL, G. O que te pertence. Trad. José Geraldo Couto. 1. ed. São Paulo: Todavia, 2019.
GREENWELL, G. What belongs to you. New York: Farrar, Straus & Giroux, 2016.
GUTIÉRREZ, N. Miguel Ángel Rojas: tracing the origins of an indelible gaze. ArtNexus: Arte en Colombia 95. jun-ago. 2003. Disponível em: https:// www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/5d6309f790cc21cf7c09e5c9/49/miguel-angel-rojas- tracing-the-origins of-an-indelible-gaze. Acesso em: 11 jun. 2024.
INGRAM, G B. Cruising on the margins: photographing the changing worlds of outdoor sex between males. In: STATES, C. Cruising. New York: Power House Books, 2011.
KRISTEVA, J. Powers of horror: an essay on abjection. New York: Columbia University Press, 1982.
RECHY, J. The sexual outlaw: a documentary. New York, NY: Dell Publishing, 1977.
ROJAS, M Á. Photographic image and reality. Arles: les rencontres de la photographie, 2013. Disponível em: https://www.rencontresarles.com/en/expositions/view/461/miguel-angel-rojas. Acesso em: 11 jun. 2024.
SCIALLO, A. Sex, freedom, cruising, and consent: a conversation with Garth Greenwell. Literary Hub. 24 jun. 2022. Disponível em: https://lithub.com/sex-freedom-cruising-and-consent-a-conversation-with-garth-greenwell/. Acesso em: 11 jun. 2024.
SILVA, C.P. Topologias do desejo em O que te pertence, de Garth Greenwell. FronteiraZ. Revista do Programa de Pós- Graduados em Literatura e Crítica Literária. N. 33, p. 103-122, dez. 2024.
SONTAG, S. Sobre fotografia: ensaios. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.



